“Arte – Loucura, Fantasma e Feminismo” é tema de exposição de professora da AESO-Barros Melo


Mostra reúne peças em diferentes plataformas,  entra em cartaz neste sábado (21) e segue até o dia 06 de dezembro, na Galeria Baobá

“A raiva, o medo, a desobediência e a sexualidade da mulher eram considerados comportamentos histéricos que precisavam ser corrigidos. O manicômio era uma punição para a conduta tida como inadequada. Um lugar para esconder as mulheres, consideradas uma ameaça aos bons costumes”. A afirmação é da professora da AESO-Barros Melo e artista, Milena Travassos, que inaugura neste sábado (21), a exposição “Um lugar dentro dele”, na Galeria Baobá (Av. Dezessete de Agosto, 2187), a partir das 16h.


Milena Travassos é coordenadora do Grupo de Estudos “Arte – Loucura, Fantasma e Feminismo” na AESO que tem sido fundamental para a pesquisa criativa que deu origem à exposição. Fazem parte desta equipe, Delles Santos e Bárbara Ellen (Cinema e audiovisual, 4º período), estudantes da faculdade que foram convidadas pela professora para um trabalho fotográfico de autoria delas que compõem o acervo da mostra. “Um lugar dentro dele” reúne 12 peças, além de fotos, videoinstalações, videoperformance, instalações, objetos, desenhos e uma performance.

Para desenvolver as peças, a artista escolheu como fonte de pesquisa o Hospital Ulysses Pernambucano (o Tamarineira), um lugar histórico, com 134 anos de existência, espaço de enclausuramento da loucura, da ameaça. Mas, foi só ao escrever o projeto para o IV Concurso de Residências Artísticas da Fundaj que percebeu a necessidade de delimitar o tema e, surgiu então, a busca por antigos prontuários de mulheres que por lá passaram.

Milena Travassos costuma trabalhar a ideia de relação entre o próprio corpo e os assuntos abordados, apresentando uma ótica única a cada peça. “Minha relação com esse tema é de livre criação, não pretendo fazer um trabalho historiográfico, documental, científico, nem acadêmico. A proposta é criar a partir do encontro entre meu corpo, as ideias de loucura, fantasma e feminismo tendo o Tamarineira como espaço de pesquisa e entendendo enquanto lugar de paredes fluidas, de limitação imprecisa, entre o passado e o presente”, explica a professora e artista.

A artista passou cerca de seis meses fazendo visitas ao hospital para fundamentar a pesquisa e desenvolver as obras. O resultado do trabalho pode ser conferido gratuitamente entre os dias 21 de outubro e 06 de dezembro, na Galeria Baobá. O horário de visitação é das 8h30 às 17h, de terça à sexta-feira e entre 13h e 17h nos finais de semana e feriados.

Serviço
Exposição Um lugar dentro dele
De 21 de outubro até 06 de dezembro
Das 8h30 às 17h, de terça à sexta-feira e entre 13h e 17h nos finais de semana e feriados
Na Galeria Baobá (Av. Dezessete de Agosto, 2187)
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado