Celebração ao centenário de Hermilo Borba segue, com atividades culturais gratuitas, até o próximo sábado (15)

Foto: Andréa Rêgo Barros 
A celebração em homenagem  um dos maiores romancistas e homens de teatro que o Nordeste já produziu, Hermilo Borba, segue até o próximo dia 15 e contará com exposição de fotos, espetáculos teatrais e exibição de filmes. A Semana Hermilo é realizada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
  
Hoje (12), às 19h no Teatro Apolo, o filme exibido será O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti. A partir das 19h da quinta (13), será encenado o espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, adaptação de Carlos Carvalho do conto hermiliano O Traidor. No elenco: Mario Miranda, Flávio Renovatto, Daniel Barros e Andrezza Alves.

Na sexta (14), Mucurana, o Peixe será novamente encenado, a partir das 19h. E no sábado (15), encerrando a programação, mais um conto de Hermilo ganha os palcos, a partir das 19h. O espetáculo A Rã, adaptado e dirigido por Luiz Manuel, a partir do conto de mesmo nome escrito por Hermilo, será encenado pelo Coletivo Caverna, com os atores Claudio Lira e Raimundo Branco.


Sobre Hermilo – Um dos autores e homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste, Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, da cidade de Palmares, em 1917, tinha enorme e declarado apreço pela cultura e pelas tradições nordestinas. Escritor, encenador, professor, crítico e ensaísta, foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste, além de ter deixado uma profícua produção literária, de Palmares para sempre.

 Programação:

 Dia 12 (Quarta-feira)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Exibição do filme O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti, no Teatro Apolo

Dia 13 (Quinta-feira)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 14 (Sexta-feira)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo Mucurana, o Peixe, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 15 (Sábado)
A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo A Rã, no Teatro Hermilo Borba Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife