Kaya na Real volta com tudo em show no Xinxim da Baiana, em Olinda

Kaya na Real | Foto: Beto Figueiroa
O grupo faz show do disco recém-lançado, "Sinta a outra realidade", no Xinxim da Baiana, em Olinda, cidade onde a banda ocupou vários palcos na década de 1990.

Pioneiros no reggae pernambucano, a Kaya na Real fez carreira nacional na década de 1990 abrindo shows dos maiores nomes do gênero como Alpha Blondy, The Wailers, Jimmy Cliff, Paralamas do Sucesso e Culture. Após mais de 20 anos de sua fundação, o grupo se reúne com o núcleo de sua formação original e toca no Xinxim da Baiana, nesta sexta (16 de junho), a partir das 22h. O evento conta ainda com discotecagem de Catarina Dee Jah e Coletivo Carranca. Os ingressos custam R$ 10, à venda no local.

Sinta a outra realidade - Com nove faixas autorais, tocam na gravação, além da formação clássica composta por Alexandre MMR (vocal), Rob e Kiko Meira (baixo e bateria) e Fred Santos (percussão), os músicos Bactéria (sintetizador), Renato Blues (guitarra) e Guaratã Almeida (teclado). A produção é assinada por Rodrigo Araújo com gravação do Casona Estúdio, que também formaliza a mixagem ao lado de Buguinha Dub e masterização de Adelmo Tenório. A arte do álbum é do ilustrador Greg.
Mesmo com sólidas bases e uma cadência rítmica estruturada nas características do reggae, a KNR não se limita aos processos tradicionais de composição musical e aponta em inúmeros sentidos. As músicas possuem uma envolvente atmosfera constituída sempre pelo trio de metais tocados por Parrô Mello (sax), Deco Santos (trombone) e Márcio Oliveira (trompete). A guitarra com belos fraseados, convenções e distorções, adicionam claros aspectos do rock progressivo, alinhados aos fortes vocais rasgados e melódicos. As composições apontam para o significado da palavra budista "Kaya", que pode ser traduzido como "corpo" ou "manifestação". Uma forma de contemplação às belezas naturais do universo num respeitoso alinhamento cósmico com a música.

Entre os convidados especiais, Gilú Amaral (Orquestra Contemporânea de Olinda), Djalma Rodrigues (AMP), Márcia Lima, Gustavo Albuquerque e Andrét Oliveira.  "Coqueiros", quarta faixa do disco, foi regravada pela banda Eddie em seu primeiro álbum, o "Sonic Mambo".  O álbum está disponível para streaming em todas as plataformas e para download no kayanareal.com.br.

Histórico - A Kaya na Real, uma das pioneiras do reggae pernambucana, surgiu em 1994, quando transitava nos mesmos palcos de bandas em plena efervescência do Mangue. Atuantes até o início dos anos 2000, abriu shows de grandes nomes nacionais e internacionais, como Cidade Negra, Pato Banton, Chico Science & Nação Zumbi, Alpha Blondy, The Wailers, Culture, Tribo de Jah e Jimmy Cliff. Participou de duas coletâneas nacionais lançadas pela extinga gravadora Paradoxx Music (SP), tocou em importantes festivais e realizou diversos shows no eixo Rio-São Paulo. 

Serviço:
Show do Kaya na Real, no Xinxim da Baiana
Xinxim da Baiana - Av. Sigismundo Gonçalves, 742 - Olinda
Sexta, 16 de junho, às 22h

Ingresso: R$ 10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife