Professor de Telejornalismo lança livro com história da TV Asa Branca

A publicação, que será lançada hoje (15), relembra fatos importantes que marcaram a história do interior de Pernambuco

O jornalista Luís Boaventura lança hoje (15) o livro “ABTV: Fazendo História”. A publicação mostra a evolução da emissora desde o dia 1ª de agosto de 1991 até os tempos atuais, bem como os funcionários, o trabalho de levar as notícias locais para os telejornais nacionais, além de como é feito o ABTV. A noite de autógrafos será acontece a partir das 19h, no auditório Roque Brito, térreo do Bloco B da Uninassau, no bairro das Graças. Na ocasião o autor vai bater um papo com o jornalista Almir Vilanova, que atualmente é editor e apresentador do ABTV 1° Edição, e vai conversar com os presentes sobre o mercado de trabalho para telejornalismo no interior do Estado.

Diferentemente das histórias que a emissora contou e que se encontram preservadas em um centro de documentação em fitas U-Matic, BetaCam, VHS, em DVD e, mais recentemente, em HDs, a história da própria emissora não está registrada. Ela foi conservada nas lembranças dos diversos funcionários que fizeram parte do processo de consolidação da TV Asa Branca no mercado jornalístico do interior e eu fui atrás dessas histórias”, explicou Boaventura.

Essa é a primeira publicação a registrar a evolução da emissora do interior de Pernambuco. Além de relatar a evolução do canal de TV, Boaventura também faz um relato ano a ano, de 1991 a 2016, dos principais fatos que a emissora cobriu. “Fatos que fazem parte da história de Pernambuco e foram registrados pela Asa Branca como a tragédia da hemodiálise, denúncia de trabalho infantil na Feira da Sulanca, tremores de terra e as enchentes”, exemplifica o autor.

Também foi feita uma busca para encontrar os repórteres que passaram pela Asa Branca e cobriram esses fatos destacados e fizeram comentários sobre o processo de construção da notícia e a repercussão na época. Alguns, inclusive, dos primeiros anos da TV, como Ana Paula Freire que hoje mora no interior de São Paulo e Sérgio Farias, que está no Rio Grande do Norte.

O prefácio é do repórter especial da TV Globo, Francisco José, que trabalha há 40 anos na emissora e conhece muito bem a região onde a TV Asa Branca está inserida, já tendo mostrando ao Brasil as belezas do Vale do Catimbau, a alegria do São João de Caruaru e denunciado o escândalo da mandioca. O repórter destaca o tempo em que trabalhou com Boaventura na TV Globo Nordeste. “Todos sabem que eu gostaria imensamente que ele estivesse até hoje ao meu lado produzindo e editando as minhas reportagens, porque o tempo em que nós tivemos com ele foi um tempo de aprendizagem, todos nós aprendemos como ele e o livro é um exemplo disso”, concluiu Chico José.

O autor - Nascido no Recife, em 1984, tem orgulho de ter o título de cidadão vitoriense. Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela AESO e fez mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Como estagiário, atuou em TV e Assessoria de Imprensa. Depois de formado iniciou sua carreira como repórter do programa Auto Motor, pela TV Clube Pernambuco. Em 2006, entrou para a TV Asa Branca. Foi enviado como repórter para inaugurar a sucursal de Serra Talhada. Em Caruaru foi repórter e produtor de reportagens. Em 2008, passou a ser o primeiro produtor e Editor de Rede da emissora, onde permaneceu até 2012. Trabalhou também como Editor na TV Globo Nordeste, passando por todas as redações – locais e de rede – na emissora, do Globo Comunidade, Nordeste Viver e Preservar, ao Jornal Nacional, sendo a maior parte do tempo como Editor do Bom Dia Pernambuco e do Jornal Hoje. Em 2014, tornou-se também professor de Telejornalismo no Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau, no Recife. Este é o seu primeiro livro.

Serviço:
Lançamento do Livro - ABTV Fazendo História
Segunda-feira, 15 de agosto, às 19h
Auditório Roque Brito, térreo do Bloco B da Uninassau
Rua Guilherme Pinto, 400 – Graças – Recife (Em frente ao restaurante Portal do Derby)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife