Seminário do Ciclo Junino começa nesta terça-feira

Tem início nesta terça-feira (05), o Seminário do Ciclo Junino, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Ele acontece até quinta-feira (07), das 16h às 19h, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José. O seminário vai abordar as principais características da festa, indo do religioso ao profano, e já teve as inscrições encerradas.

Fotos: Andréa Rêgo Barros / Arquivo PCR
O Seminário será dividido em duas etapas. A primeira é voltada para o Ciclo Junino em si, abordando o contexto da festa enquanto diversão e, como manifestação da religiosidade e devoção popular. Já na segunda, o foco são as Quadrilhas Juninas e todo o contexto que envolve esse universo, hoje considerado uma importante cadeia produtiva do ciclo.

No primeiro dia (5) o historiador Mário Ribeiro presidirá a palestra “A Festa como Diversão”, onde fala sobre a origem, do final do século XIX a meados do século XX, os folguedos, a musicalidade e a gastronomia do ciclo junino, além de comentar as características desta celebração nos ambientes urbano e rural. Em um segundo momento, a historiadora Carmem Lélis aborda o tema “A Dimensão Devocional da Festa”, mostrando o sincretismo e toda vivência nos âmbitos rurais e urbanos até os dias de hoje.

Na quarta (6) e na quinta (7), o Seminário foca nas Quadrilhas Juninas, adulto e infantil: a diversidade dos temas abordados, o envolvimento da comunidade e da família, as despesas, as receitas e os concursos. O encontro contará com 78 participantes, dentre professores, pesquisadores e estudantes.

Programação:

1.    Etapa: Ciclo Junino
Data: 05 de maio (terça-feira)
Hora: 16h às 19h
Local: Museu da Cidade do Recife
1.1 – Fato Histórico: A Festa como Diversão (Final do século 19 e meados do século 20) – Palestrante Mário Ribeiro (Mediador Carmem Lélis).
Palestra: A Festa. Os Folguedos. A Musicalidade a Gastronomia do Ciclo. O Ambiente Urbano. O Ambiente Rural.
1.2 – Fato Histórico: A Dimensão Devocional da Festa – Palestrante:     Carmem Lélis (Mediador Mário Ribeiro).
Palestra: A Devoção. O Sincretismo. A Devoção da Zona Rural. A Devoção Urbana. A Origem. O Hoje.
Público Alvo: População em Geral

2.    Etapa: A Quadrilha Junina
Data: 06 e 07 de maio (quarta-feira e quinta-feira)
Hora: 16 às 19 horas
Local: Museu da Cidade do Recife
Palestra: A Formação. A Quadrilha em si. A Cadeira Produtiva. A diversidade de Temas abordados. A Quadrilha como elemento de socialização. A Comunidade e seu envolvimento com a Quadrilha. As Despesas. As Receitas. Os Concursos. A Presença da Família nas Quadrilhas. A Escola.

Dia 06: A Quadrilha Junina Adulta:
Palestrantes: Leilane Nascimento e Perácio Gondim
Mediador: Zélia Sales
Palestra: A Formação. A Quadrilha em si. A Cadeira Produtiva. A diversidade de Temas abordados. A Quadrilha como elemento de socialização. A Comunidade e seu envolvimento com a Quadrilha. As Despesas. As Receitas. Os Concursos.

Dia 07: A Quadrilha Junina Infantil:
Palestrantes: Sérgio Pereira e Jerônimo Ferreira (Jero)
Mediador: Zélia Sales
Palestra: Os mesmo assuntos acima, acrescido da relação com a Família. A presença da Escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife