I Feira do Livro do Vale do São Francisco

Leitura, educação, cultura e entretenimento são algum dos temas em pauta primeira edição da  Feira do Livro do Vale do São Francisco. O Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, é o  palco para esse encontro, com entrada gratuita. Serão quatro dias de programação com palestras, mesas redondas, lançamentos e diversas atividades como contação de histórias e oficinas especiais.
        Nomes de peso no cenário local e nacional como Raimundo Carrero, Fabiana Moraes, Elvira Vigna e Galeno Amorim trabalharão em palestras não só o processo criativo como ainda o processo de produção literária no mercado atual.  Galeno Amorim,  jornalista e escritor paulista que já presidiu a Biblioteca Nacional e hoje é diretor do Observatório do Livro e da Leitura, destacará o crescimento dos ebooks no mundo e no Brasil.
    No sábado, em mesa redonda intitulada “Escrevendo no sertão – Desafios e Perspectivas”, com o escritor Bruno Liberal (PE), Lupeu Lacerda (PE), Kátia Cardoso (PE) e Virgílio Siqueira (PE). Autores debaterão não só as dificuldades de desenvolver uma cultura literária como ainda o que pode ser desenvolvido para dar subsídios a novos talentos.
         Ganhador do Prêmio Pernambuco de Literatura em 2014, com o livro de contos "Olho morto amarelo", editado pela CEPE, Bruno Liberal ainda foi convidado para coordenar a plataforma de lançamentos da Feira que apresentar ao público novos trabalhos ou projetos recém-lançados da região. Para esta iniciativa do evento foi criada uma sistemática própria que dará a oportunidade aos participantes de interagir com o público e repercutir suas obras. Nesta sua primeira edição foram selecionadas 24 obras cujos autores terão aproximadamente uma hora à disposição para exposição e comercialização dos seus livros. 
      Com uma agenda democrática e variada, o evento contemplará também  o infantil, onde uma programação especial envolvendo contação de história será realizada diariamente. A jornalista, cineasta e escritora Geórgia Alves  promoverá uma oficina relacionado ao trabalho de Clarice Lispector, cujo amor pela literatura aflorou ainda na infância e que foi destacado em livro da autora em 1971 que virou o curta “Felicidade Clandestina” (1998). O Sesi também reservou uma programação diferenciada e variada para os pequenos com atividades como soletrando, cine infantil (exibição de filmes infantis com temas educativos), pintura de desenhos, pintura na mão, passa ou repassa (pergunta de conhecimentos gerais), entre outros.       
        Para aqueles que são fãs de tecnologia, histórias em quadrinhos, filmes e animes uma agenda movimentada em parceria com a Petrogeek, espaço cultural do Cidadão Kelmer que traz atividades diversas para os quatro dias de Feira do Livro.  Dentre elas, haverá seções especiais de cinema com exibição de filmes como “O Senhor dos Anéis – Animação”, “Uma história de amor e Fúria”
 e “Uma professora bem maluquinha”; bate papos e palestras sobre o livro “Reinos Rivais” de Eduardo Aguiar, “Os Super Heróis na Literatura” e o Universo Cosplays, inclusive com desfile; e apresentação de K – pop “A culpa é das estrelas".       
       Marcando as comemorações de aniversário de Petrolina, a I Feira do Livro do Vale do São Francisco reunirá diversos expositores locais e nacionais no pavilhão que poderão apresentar aos interessados pela leitura uma variedade de títulos em um ambiente com infraestrutura completa, equivalente a modelos deste tipo país a fora. Com o apoio da Petrobrás e do Sesi, o evento ainda trará espaços diferenciados como Café Literário SBS, coordenado pela SBS Livraria, onde os visitantes ainda poderão conferir programação alternativa de leitura.


Mais informações:
 I Feira do Livro do Vale do São Francisco
18 a 21
15h às 21h
http://www.feiradolivropetrolina.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado