Nova oportunidade para participar do Lazer na Rua

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, abre novas oportunidades para que novos endereços integrem o projeto Lazer na Rua. As inscrições começam nesta segunda-feira (3) e seguem até o dia 28 de fevereiro. Para participar é necessário entrar no site www.lazernarua.com.br e ler atentamente o regulamento. Os interessados deverão eleger um representante e fazer um abaixo-assinado que comprove a vontade da maioria dos moradores. A expectativa é que as novas ruas ganhem o projeto a partir do dia 6 de abril.

Os interessados têm um mês para levar o abaixo-assinado na Gerência Geral de Lazer e Eventos, que fica na Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, no 7º andar da Prefeitura, no Bairro do Recife, em horário comercial. Além de disponível no site, o regulamento também está na Secretaria. O abaixo-assinado precisa indicar o nome do responsável pela rua (e que também ficará responsável pelos equipamentos fornecidos pela Prefeitura), e ter aceitação de, pelo menos, 90% dos moradores do trecho em que a rua será isolada. Cada residência equivale apenas a uma assinatura.

Para a inscrição, é necessário levar croquis indicando a via pública. No trecho pretendido, não pode haver igreja, hospital, pronto-socorro, velório, cemitério, estacionamento coletivo, linha regular de ônibus, ponto de táxi e feiras livres.


Das 8h às 17h, aos domingos e feriados já previamente estabelecidos, 40 ruas já estão fazendo parte do projeto que foi lançado no dia 12 de outubro. 

Após o prazo de inscrições, a Prefeitura vai averiguar e validar a documentação das ruas inscritas em novembro. Só irão participar aquelas que estiverem de acordo com o regulamento do projeto. Um estudo da viabilidade será feito em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, incluindo parecer da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU). Após um ano, as ruas integrantes do projeto precisam revalidar toda a documentação para continuar com a ação. O kit básico possui quatro cavaletes e dez cones, para cada rua, mas a quantidade pode ser maior, a depender da necessidade técnica apontada pela CTTU. 

A ideia é estimular, em parceria com as secretarias de Mobilidade e Controle Urbano e Segurança Urbana, a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre. É importante lembrar que, nas ruas que integram o projeto, apenas é permitida a entrada de veículos, aos domingos e feriados, que forem estacionar em garagens no interior de edifícios e casas. Cada rua recebe cones e cavaletes, além de placas de sinalização de trânsito sobre a proibição de estacionar na área, nos dias e horários determinados.

A Secretaria de Turismo e Lazer fiscaliza o bom uso da rua (regulamento do programa e obediência aos horários estipulados). Caso não sejam cumpridos, a rua é excluída da ação. A Guarda Municipal também realiza rondas, passando pelas ruas para verificar o bom andamento do projeto.
  
Confira o calendário dos feriados em que acontece o Lazer na Rua:
Sexta-feira Santa
21 de abril - Tiradentes
1º de maio – Dia do Trabalhador
24 de junho – São João
16 de julho – Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife
7 de setembro – Independência do Brasil
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
2 de novembro - Finados
15 de novembro – Proclamação da República
8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente