quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Frevo e outros ritmos em nova versão de Don Tronxo

A poesia do músico Don Tronxo é uma velha conhecida no cenário musical brasileiro. Ao lado de parceiros como Zé Ramalho, Dominguinhos gravou sucessos históricos da MPB. Este ano, voltou aos estúdios e lança o CD Frevo Acústico, reunindo trabalhos de amigos – alguns iniciantes, como o compositor Marcondes Sávio, e velhos conhecidos, como Rubem Valença.

O lançamento será nesta quarta-feira (22), às 19h, na loja Passadisco, no bairro do Parnamirim, com um show de Don Tronxo, que dedica este trabalho ao poeta, folião, parceiro de várias composições e grande amigo Carlos Fernando, falecido ano passado. “Falamos de uma mesma coisa, que é a poesia do frevo pernambucano, que nos encanta e engrandece”, diz.

O novo CD traz doze faixas e uma parceria poética que enaltece a cultura de Pernambuco por meio de personagens, entre eles Ariano Suassuna, Luiz Bandeira, Capiba, Bajado, e da força do frevo. Gravado em setembro no Estudio Áudio/Cstudio, em Gravatá, reúne os músicos Cláudio dos Santos, no violão; Cristiano Pereira, no sax; Geovanni Cavalcanti, no pandeiro, com voz e arranjos do próprio Don Tronxo. Na direção e produção, além dele, o compositor Marcondes Sávio.

No repertório, todas as composições trazem a marca de Don Tronxo, que assina sozinho as faixas 10 e 11 (Brilhos e Fantasias e Recife Acordou Fervendo); a faixa 2 – O Frevo Ganhou o Mundo – com Rubem Valença;  e a 8 – Navegar nas Ondas, com Calazans Callou. Em oito canções tem como parceiro Marcondes Sávio: Coração do Recife, No palco luz de Olinda, Amor de Frevo, Frevo Ariano, Moreninha do Mar, Não Deixe o Frevo Prá Depois, O Homem Ele Chora e Meu Recife.

Don Tronxo, ou João Fernando, nome de batismo do músico paraibano que escolheu cantar o Nordeste e sua cultura, é autor de sucessos como “Cheiro de Jasmin”, com Tito Lívio; “Sonhei de Cara” e “Moinhos” gravado por Alceu Valença, “Rainha”, gravado por Dominguinhos, entre tantos outros. Participou do histórico álbum Paêbirú, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, no ano de 1975. Este e seu terceiro álbum de frevo, tendo lançado “O Don do Frevo” e “Pernambuco: é frevo meu bem”.

Serviço:
Lançamento do novo CD de Don Tronxo
Nesta quarta-feira (22), às 19h;
Na Passadisco - Shopping Sítio da Trindade, Estrada do Encanamento, 480, Loja 07 – Parnamirim;
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário