Reciclagem para artistas e técnicos do teatro e da dança

Atividades Formativas no Recife
Inscrições no site www.janeirodegrandesespetaculos.com ou no SATED/PE, que fica na Casa da Cultura, Raio Oeste, 2º andar.
Informações: 3424-3133.

Vivências (Encontros de Grupos, com participação de público interessado):

Especial: Esquenta Janeiro!
Dzi Croquettes (RJ) e Grupo de Teatro Vivencial (PE)
7 de janeiro (terça), 20h30, gratuito.
Local: Galeria Café Castro Alves (Rua Capitão Lima, 280 – Santo Amaro).

Cia. Fiandeiros de Teatro (PE) e Cia. Teatro di Stravaganza (RS)
10 de janeiro (sexta), 10 às 13h, gratuito.
Local: Espaço Fiandeiros (Rua da Matriz, 46, 1º andar – Boa Vista. Tel. 4141 2431).

Alfândega 88 Cia. de Teatro (RJ) e Coletivo Angu de Teatro (PE)
23 de janeiro (quinta), 15 às 18h, gratuito.
Local: Espaço Coletivo (Rua Tomazina, 199, 1º andar – Bairro do Recife).

Grupo Experimental (PE) e Fóramen M. Ballet (México)
25 de janeiro (sábado), 14 às 17h, gratuito.
Local: Espaço Coletivo (Rua Tomazina, 199, 1º andar – Bairro do Recife).

Bate-papo:


Com os atores Felipe Rocha, Renato Linhares e Stella Rabello – Foguetes Maravilha (RJ)
10 de janeiro (sexta), após apresentação do espetáculo das 21 horas, Ninguém Falou Que Seria Fácil.
Local: Teatro Luiz Mendonça.

Com as atrizes Drica Moraes e Mariana Lima (RJ)
25 de janeiro (sábado), após apresentação do espetáculo das 21 horas, A Primeira Vista.
Local: Teatro de Santa Isabel.

Workshops:

O Processo Criativo dos Foguetes Maravilha
12 de janeiro (domingo), 10 às 13h, gratuito.
Local: Caixa Cultural Recife.
Instrutores: Felipe Rocha e Alex Cassal (RJ).
Carga horária: 3h.
Nº de vagas: 20.

Público-alvo: Interessados em teatro, a partir dos 14 anos.

Objetivo: Compartilhar alguns dos processos criativos do grupo e despertar nos alunos diferentes possibilidades de criação para seus próprios trabalhos.
Sobre o grupo: Fundado em 2009 por Alex Cassal e Felipe Rocha, o Foguetes Maravilha explora modos de estar em cena e de se relacionar com o público. O grupo já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de teatro do Brasil e em mais de sessenta cidades do país, além de algumas cidades da Europa, tendo recebido em 2012 os principais prêmios de teatro carioca (Shell, APTR e Questão de Crítica) de melhor dramaturgia. Mais detalhes: www.foguetesmaravilha.wordpress.com.

Dança Contemporânea Para Pessoas Com ou Sem Deficiência
13 de janeiro (segunda)
14h às 17h
Gratuito
Local: Caixa Cultural Recife
Instrutores: Teresa Taquechel e integrantes da Pulsar Cia. de Dança (RJ)
Carga horária: 3h
Nº de vagas: 30

Público-alvo: interessados em dança, a partir dos 15 anos, com ou sem deficiência e que queiram vivenciar um trabalho de corpo onde pessoas com habilidades diferenciadas participam, gerando potencial de criação artística e estímulo para a troca.

Objetivo: Ampliar a atenção sobre as relações internas do corpo e o meio em que está inserido, permitindo e facilitando a expressão do indivíduo através da dança e do movimento, além de estimular o desenvolvimento da percepção e da sensibilidade de forma abrangente, através da pesquisa e jogos corporais, enriquecendo o vocabulário corporal individual e a troca com o seu entorno. A oficina lança um novo olhar sobre a questão da deficiência na dança, onde a pesquisa de movimento entre diferentes corpos, com resoluções próprias de movimento, seja fonte de criação e que as possibilidades e limites do ambiente sejam percebidos como estímulos para a produção artística. Assim, pelo fluir estético que envolve a diferença, contribui na percepção do outro e da multiplicidade do individuo.

Sobre o grupo e Teresa Taquechel: A bailarina, diretora, coreógrafa e fundadora da Pulsar Cia. de Dança possui formação em Dança Contemporânea e graduação em Reabilitação Motora Através da Dança, pela Escola de Dança Angel Vianna, no Rio de Janeiro. Em 1990, conheceu Bruce Curtis, um bailarino tetraplégico e começou a pensar na questão da dança com pessoas portadoras de deficiência.

Narrativas Pessoais na Criação Artística
18 de janeiro (sábado)
14h às 17h
Gratuito
Local: Caixa Cultural Recife.
Instrutor: Robert Softley (Escócia – Reino Unido).
Carga horária: 3h.
Nº de vagas: 30
*Tradução consecutiva.

Público-alvo: Atores/criadores com pouca ou muita experiência, professores, profissionais de teatro ou audiovisual, e interessados em geral.

Objetivo: Qual é a sua história? Este workshop vai levar cada participante a visitar, de forma concisa, o processo de criação do espetáculo Se Estes Espasmos Pudessem Falar. Independente de ser ou não uma pessoa com deficiência, todos têm histórias de seus corpos para contar. Utilizando técnicas teatrais e a partir das narrativas pessoais, Robert Softley propõe a estruturação de pequenas performances que vão compartilhar estas histórias verbalmente ou usando outros métodos comunicacionais. Esta experiência também poderá incorporar o uso da fotografia.

Sobre Robert Softley: Ator, diretor, dramaturgo, performer e diretor artístico que tem um trabalho já estabelecido na cena teatral escocesa, com mais de dez anos de experiência como ativista pelos direitos da pessoa com deficiência e como grande defensor de uma relação equanime de acesso às artes para artistas e público com deficiência. Ele trabalha como diretor artístico do Birds of Paradise Theatre Company, grupo itinerante que promove o trabalho de artistas com deficiência em parceria com artistas em geral em teatros consagrados e com grandes companhias. Também dirige a flip, instituição atuante em todo o território escocês dando apoio a indivíduos e organizações do setor das artes.

*Este workshop é uma ação do Unlimeted: Arte Sem Limites, programa do British Council.

Gesto e Percepção – Introdução à Biomecânica
18 de janeiro (sábado)
8h às 12h
Gratuito
Local: Sede da Compassos Cia. de Danças.
Instrutora: Renata Camargo – Faculdade Angel Vianna/Compassos Cia. de Danças (PE).
Carga horária: 4h.
Nº de vagas: 30

Público-alvo: Graduados em qualquer área, especialmente artes, educação e saúde ou pessoas que estejam no último período da graduação, maiores de 21 anos.

Objetivo: Saber prático teórico da anatomia e coordenação motora básica das grandes articulações do corpo e uma breve reflexão teórica sobre sensação/percepção, consciência de si e cuidado de si. No âmbito da biomecânica, nessa oficina, priorizaremos um contato com a estrutura esquelética do corpo, afim de um reconhecimento de possibilidades espaciais para o movimento, tanto espaço interno (articular) como externo (planos e níveis de movimento). No que diz respeito à percepção, vamos às questões da sensibilidade e do sentido, porém buscando colocar em suspensão a percepção egológica, ou egóica para buscarmos uma esfera gestual mais original, ainda mais sensível que possa estar no nível do movimento inusitado, do ainda não conhecido e na esfera da percepção de si mesmo.

Sobre Renata Camargo: Bailarina, maitrê de ballet e coreógrafa, diretora corporal de atores, professora de pilates (Physiopilates) e fisioterapeuta especialista em anatomia do aparelho locomotor, especialista em Osteopatia, em Psicologia da Educação e Mestranda em Educação na área de pesquisa Educação e Espiritualidade. Atua como fisioterapeuta clínica e professora de pilates dirigindo o espaço TECHNÉ (práticas e pensamentos do corpo em Recife).

Uma Ideia na Cabeça e Um CNPJ nas Mãos (em parceria com o SEBRAE/PE)
Dia 20 (segunda)
Turma 1: 9h às 12h (25 vagas) ou turma 2: 14h às 17h (25 vagas)
Gratuito
Local: Caixa Cultural Recife.
Instrutor: Leonardo Salazar.

Objetivo: Apresentar noções básicas sobre a atividade empresarial para o empreendedor de artes cênicas.

27 a 31 de janeiro (segunda a sexta), consultoria individual (30 vagas)
9h às 17h
Local: SEBRAE/PE (Rua Tabaiares, 360 – Ilha do Retiro) – Agendamento pelo telefone 2101 8432 ou alexandref@pe.sebrae.com.br

Sobre Leonardo Salazar: Especialista em Gestão de Negócios, bacharel em Jornalismo e técnico em Contabilidade. Também é empresário artístico da banda Novos Bossais e instrutor setorial de Cultura do SEBRAE.

Oficina:

Cenotécnica: Conceitos Básicos da Maquinaria e Construção
13, 14 e 15 de janeiro (segunda a quarta)
9h às 12h, gratuito.
Local: Espaço Fiandeiros (Rua da Matriz, 46, 1º andar – Boa Vista. Tel. 4141 2431).
Instrutor: Pablo Oliveira (RS) – formado pelo Institut de Teatre de Barcelona, trabalha com montagem, construção e operação de maquinaria de salas de espetáculos desde 2007. Com ampla experiência de trabalho junto a grandes grupos de teatro, ministra oficinas de auxílio à formação de cenotécnicos e demais profissionais das Artes Cênicas.

Atividade Formativa em Caruaru

Workshop Toque de Mágica
Instrutor: Rapha Santacruz
20 de janeiro (segunda), 9h às 11h.
Carga horária: 2h.
Nº de alunos: 20.
Público alvo: iniciantes, a partir dos 8 anos.
Informações: Sesc Caruaru.


Mais informações: (81) 3421-8456 / 3082-2830

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo