Uma semana de programação gratuita no Teatro Hermilo Borba Filho

Paroquiano. Foto: Camila Sérgio
A Compassos Cia. de Danças vai “ocupar” o Centro Apolo-Hermilo, no Recife Antigo, desta terça (25) até sexta (28), com uma intensa programação: exposição, ensaios abertos, apresentação de processos criativos e solos, oficina de corpo e voz, aulas abertas de clássico e contemporâneo, orquestra de berimbaus, roda de poesia, música, dança, teatro... Tudo gratuito e para todos. O Seminário A Dança do Cotidiano, projeto que conta com o incentivo do Funcultura, vai reunir também em debates, durante os quatro dias, bailarinos, atores, diretores, escritores, poetas em todas as linguagens possíveis, criadores, tecedores, fazedores de suas histórias através da arte, num ambiente para trocar ideias e discutir os encontros e singularidades nos processos de criação coletivos e particulares.

A oficina de Corpo e Voz será ministrada pelo ator e diretor teatral Carlos Ferrera, que é formado em canto pelo Conservatório Pernambucano de Música e desde 2001 vem desenvolvendo o trabalho de preparação vocal para a cena com diversos grupos e artistas em Pernambuco. A oficina acontece de terça (25) a sexta (28), das 14h às 17h, no Teatro Hermilo Borba Filho. Também no Hermilo, o professor de dança Luiz Roberto, que já atuou no palco ao lado de nomes como Marilena Ansaldi, Luis Arrieta, Redhá Beintefour, Marly Tavares e Ivonice Satie, entre muitos outros, ministrará aulas abertas de dança clássica (quinta, das 8h30 às 10h) e contemporânea (quarta e sexta, das 8h30 às 10h). Para as aulas com Luiz Roberto é necessário fazer inscrição pelo email cia.compassos@gmail.com. São 10 vagas para bailarinos e atores com experiência em dança. Ainda no Hermilo Borba Filho, o público poderá conferir o ensaio aberto do novo trabalho em montagem da Compassos, que está sendo coreografado e dirigido por Luiz Roberto, na quarta (26), das 10h às 12h. Às 17h tem roda de conversa aberta com Carlos Ferrera sobre o trabalho de corpo e voz do artista no palco.


Na quinta (27), das 10h às 12h, será apresentado o ensaio aberto do espetáculo Sobre um Paroquiano. A criação, que estreou em 2007, é baseada na obra Um paroquiano inevitável (1965), de Hermilo Borba Filho, escritor, dramaturgo, encenador, professor, tradutor, romancista, editor, jornalista, um provocador cultural intenso e uma das personalidades artísticas mais importantes da história do teatro pernambucano e nacional, força que vem impulsionando o trabalho da Compassos Cia. de Danças na fecundação de suas obras e ideias. Nascido em 8 de julho de 1917, o escritor faria 96 anos este ano. No mesmo dia, às 17h, o espaço Café com palavras, com chá e café para os visitantes, será dedicado às discussões sobre Hermilo e também sobre As Três Mulheres, obra gerúndia, ainda em gestação, provocando e transformando corpos e ideias da companhia a partir do mergulho em presenças que habitam o consciente e inconsciente coletivo-feminino-compassiano na força do que é cotidiano nas palavras de Clarice Lispector, na pintura de Frida Kahlo e na voz de Edith Piaf. Na sexta (28), às 17h, no espaço Café com palavras o papo vai girar em torno do tema Processos Criativos, reunindo vários artistas da cidade.

No espaço de exposições do Teatro Apolo, ficará aberta ao público, na quarta e sexta, das 8h30 às 18h, a exposição das imagens dos últimos trabalhos da Compassos Cia. de Danças, companhia de dança-teatro da cidade do Recife, com mais de 20 anos de estrada e participante ativa da construção da história da arte do movimento nas últimas décadas na região Nordeste. O hall e corredores do Teatro Hermilo serão movimentados na sexta (28), das 10h às 12h, com a apresentação de solos/performances do elenco da Compassos, com trabalhos de Adriana Ayub, Anderson Rafael, Ana Carolina Montenegro, Gervasio Braz, Marcela Aragão, Marcela Felipe, Patrícia Costa e Priscilla Figueiroa. Todos contam com a orientação de Luiz Roberto.  Depois das apresentações, às 12h, começa a roda de conversas com o tema O Processo Criativo de Cada Um de Nós, com diretores, coreógrafos, bailarinos, músicos, escritores e atores convidados e o público em geral. Também haverá atrações no espaço de convivência do Centro Apolo-Hermilo. Na quarta (26), às 12h, a performance O Canto e a Poesia, com Carlos Ferrera e com a bailarina e poeta Silvia Góes, do Coletivo Lugar Comum e na sexta (28), às 12h, O Canto do Berimbau, com o bailarino e professor de capoeira Fábio Costa e seus convidados.

A dança e suas possíveis interfaces com outras áreas do conhecimento tem sido uma constante no trabalho de pesquisa desenvolvido pela Compassos Cia. de Danças ao longo de seus quase 23 anos. Artes visuais, literatura, teatro, música, filosofia, cinema, são inspirações para a gestação e nascimento de seus trabalhos. A companhia vem desenvolvendo ao longo dos últimos seis anos uma pesquisa continuada em diálogo com todas as suas criações, em torno do que foi nomeado pela Compassos de dança do cotidiano. Aliada a técnicas de dança contemporânea, à capoeira, frevo, cavalo marinho e ao teatro, a movimentação é resultado das observações de gestos banais e ações aparentemente corriqueiras, como arrumar a casa, lavar as mãos e varrer o assoalho, recheados de memórias, transformando comportamentos habituais em poesia dançada. O Seminário A Dança do Cotidiano é um espaço aberto para troca de ideias, inspirações e movimentos sobre os processos criativos que movem cada um no seu jeito de estar no mundo.

Programação:

Teatro Hermilo Borba Filho

- Terça a sexta-feira
14h às 17h
Oficina CORPO E VOZ – Com Carlos Ferrera
Para atores, bailarinos e interessados
Informações e inscrições: cia.compassos@gmail.com
(20 vagas)

- Quarta e sexta-feira
8h30 às 10h
Dança contemporânea com o professor Luiz Roberto
 Para atores e bailarinos com experiência
Informações e inscrições: cia.compassos@gmail.com
(10 vagas)

- Quarta-feira
10h às 12h
Ensaio aberto com o coreógrafo Luiz Roberto
17h
Roda de conversas – Corpo e Voz
Com Carlos Ferrera.

- Quinta-feira
8h30 às 10h
Dança Clássica - com o professor Luiz Roberto
Para atores e bailarinos com experiência
Informações e inscrições: cia.compassos@gmail.com
(10 vagas)

10h às 12h
Ensaio aberto Sobre um Paroquiano – Compassos Cia. de Danças
17h
Café com Palavras
Três mulheres e Hermilo

- Sexta-feira
17h
Café com Palavras
Processos Criativos

Espaço de Exposição Teatro Apolo

- Quarta e sexta-feira – 8h30 às 18h
Exposição dos últimos trabalhos da Compassos Cia. de Danças

Hall e corredores do Teatro Hermilo Borba Filho
- Sexta feira – das 10h às 12h
Apresentação de oito solos/performances
Orientação: Luiz Roberto

- Sexta-feira – 12h
Roda de conversas – O processo criativo de cada um de nós
Convidados, diretores, coreógrafos, bailarinos, músicos, escritores, atores e o público em geral.
  
Espaço de convivência do Centro Apolo-Hermilo

- Quarta-feira – 12h
Performance -  O Canto e a Poesia
Com Carlos Ferrera e Silvia Góes
Aberto ao público

- Quinta-feira – 12h
O Canto do Berimbau – Canto e músicas de Capoeira
Professor e bailarino - Fábio Costa e convidados

Aberto ao público

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife