Último final de semana para ver os solos e improvisos do projeto Movimentos Coletivos no Teatro Joaquim Cardozo

Letícia Damasceno. Foto: Hércules Dias
O projeto Movimentos Coletivos se despede do Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena, Recife/PE) com apresentações nesta sexta (28) e sábado (29). Depois de “ocupar” o teatro por todo o mês de junho, o grupo artístico Coletivo Lugar Comum realiza as últimas intervenções da temporada em ambos os dias a partir das 20h.

Nesta sexta (28) o público poderá conferir a intervenção artística Improvisões, que esta semana levará ao palco a bailarina Liana Gesteira, do Lugar Comum, em diálogo corporal com o performer e cantor Cyro Morais e com a bailarina Renata Muniz, além do artista convidado Caio Lima, vocalista do grupo Rua do Absurdo. A noite também trará o solo/performance Solo para várias vozes, do músico, performer, professor e pesquisador Conrado Falbo. No sábado (29) tem Solo para várias vozes mais uma vez e também a performance De cordas, faixas e metal, da dançarina e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Angel Vianna, Letícia Damasceno. Improvisões traz um jogo cênico focado na improvisação, utilizando som e movimento na proposta de “quebrar” o conceito de dualidade entre eles, já que som é movimento e vice-versa.

Solo para várias vozes apresenta uma voz em rascunho, na busca de suas possibilidades além da fala e do canto. Neste solo, a voz é acompanhada por si mesma, desdobrando-se no espelho dos próprios sons. Foi desenvolvido pelo artista Conrado Falbo a partir da pesquisa prática que vem realizando junto aos demais artistas ocupantes do Coletivo Lugar Comum (Recife, PE) sobre as possibilidades da voz e do corpo em performance, e da pesquisa teórica sobre voz, palavra e performance, realizada no âmbito do doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Já a performance De cordas, faixas e metal aborda a palavra muda no corpo, a impossibilidade de mover. No solo de Letícia, a memória do movimento reverbera em voz do movimento, em dança que transborda em som. A mesma corda que aprisiona é também a corda que vibra em voz encarnada na poética do corpo, em diálogo com a poesia de dois grandes Manoéis: o de Barros e o nosso Bandeira.

Serviço:                   
MOVIMENTOS COLETIVOS
mostra de trabalhos do Coletivo Lugar Comum e artistas parceiros
Sexta (28) 3 Sábado (29) às 20h
Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena)
R$20 e R$10 (meia)

Informações: 3227-0657 / 3226-0423

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife