Turismo em debate nos meios acadêmicos

Com a finalidade de aproximar profissionais da área de Turismo e compartilhar experiências para garantir o desenvolvimento do setor, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, participou do 1º Encontro de Turismo de Base Comunitária de Pernambuco do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O encontro foi organizado por um grupo do 3º período do curso de Gestão de Turismo do IFPE e promoveu a troca de experiências entre integrantes do meio acadêmico e poder público. Além disso, o evento também teve o objetivo de sensibilizar para o fortalecimento de novas rotas turísticas.

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, acredita na parceria entre o poder público e os meios acadêmicos para melhorar a prestação de serviços para a população. “Esses encontros promovem a aproximação da Secretaria com a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, o que é muito importante. Podemos mostrar nosso planejamento estratégico e ouvir a comunidade sobre nossas ações”, destacou. O secretário ainda complementou informando que é importante estar em sintonia com quem promove políticas voltadas para o setor. “Esse é o início de uma agenda contínua que vai intensificar essa parceria”.

Em sua palestra, Felipe Carreras abordou o tema “A renovação dos mercados públicos e a fomentação para o turismo de base comunitária”; e o Chefe de Divisão de Turismo de Base da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, Bráulio Moura, falou sobre “Projetos e planejamento da Secretaria de Turismo e Lazer para o desenvolvimento do turismo de base comunitária”. Quem também participou do evento foi o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que explanou sobre a temática “A importância das políticas públicas para o desenvolvimento do turismo de base comunitária”.

O Turismo de Base Comunitária é uma das ramificações do setor que mais caracteriza a vivência do cotidiano e da cultura local de uma comunidade. É a partir dele que se faz possível a troca de experiências entre visitantes e população local. Atualmente, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, desenvolve o turismo de base comunitária na Bomba do Hemetério.

No mês passado, Felipe Carreras esteve na comunidade e anunciou aos moradores a construção do Centro Cultural Seu Hemetério, a implantação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a qualificação de idiomas (inglês e espanhol). Até o fim desse ano, serão iniciados os trabalhos para a ação também na comunidade do Alto José do Pinho, e também em Brasília Teimosa.

FÓRUM - Na última segunda-feira (10), a Secretaria de Turismo e Lazer promoveu um encontro para criação do Fórum Municipal de Representantes de Entidades de Ensino Ligadas ao Turismo do Recife. A intenção é construir uma parceria entre poder público e meio acadêmico a fim de auxiliar a gestão pública de turismo. O Fórum terá caráter consultivo, e não deliberativo.

O debate reuniu 12 representantes de instituições que promovem cursos de Turismo, Gastronomia, Hotelaria, Eventos e afins. O secretário de Turismo e Lazer do Recife abriu o encontro com uma explanação sobre as ações e metas da Secretaria. O próximo encontro já tem data marcada - será no dia 23 de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo