Sala Nordeste comemora nova fase com concerto musical gratuito

A Sala Nordeste, espaço cultural localizado na sede da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE / MinC) em Recife, inicia neste mês de junho uma nova fase em sua trajetória. Inaugurada em 2010, ela foi originalmente concebida para abrigar projetos de artes visuais e moda, mas a partir deste ano também contemplará outras linguagens, como literatura, cinema, artes cênicas, música e outras. Para celebrar a iniciativa, a Funarte Nordeste, em parceria com a RRNE, promove nesta quinta-feira um concerto da Orquestra Jovem de Pernambuco, com regência do maestro Rafael Garcia, a partir das 19h.

Contemplada em prêmios como o de Circulação de Música e Concertos Didáticos (Funarte), e Interiorização da Música (Funcultura/PE), entre outros, a Orquestra Jovem foi criada em 1986 com o objetivo de dar oportunidade de aperfeiçoamento e preparação para jovens instrumentistas de cordas e alunos das mais diversas escolas de música de Pernambuco.

Para o chileno Garcia, que adotou o Brasil como segunda pátria após assistir a seleção de Mané Garrincha em sua terra natal aos 18 anos, a música clássica é mais ampla do que se pode imaginar. O trabalho realizado ao longo dos anos em parceria com sua esposa, a pianista pernambucana Ana Lúcia Altino, prova que a paixão e a dedicação aos clássicos conseguem tocar os ouvidos e corações das plateias mais variadas. “A música não conhece fronteiras. Quando você menos espera, já está cativado por ela. Fui testemunha de sorrisos e aplausos que ultrapassam aquilo que o senso comum define como público de música clássica. Ela arrebata a todos, sem exceção”, afirma.

O público que comparecer ao concerto da Orquestra Jovem de Pernambuco na Sala Nordeste terá a oportunidade de conhecer o trabalho de jovens que já dividiram o palco com nomes de destaque no cenário nacional, como o violoncelista Leonardo Altino e o maestro e solista João Carlos Martins, o violonista russo Dmitri Berlinsky e o pianista coreano Jihye Chang, entre outros.

Serviço:
Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Rafael Garcia
Local: Sala Nordeste - Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife, Recife
Data e hora: 13 de junho (quinta-feira), às 19h

Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife