Renato Athias na Fundação Joaquim Nabuco nesta quarta (5)

O projeto Política da Arte é desenvolvido pela Coordenação de Artes Visuais da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte - MECA da Fundação Joaquim Nabuco desde 2009 e compreende a realização de mostras e ações reflexivas, articulando dimensões distintas, mas igualmente importantes, das atividades da Fundação Joaquim Nabuco. Tal projeto tem como pressuposto a noção de que mais do que dar visibilidade a imagens, textos e ideias criados em outras partes, a arte é capaz de, a partir dela mesma, desafiar os consensos e acordos que organizam e apaziguam a vida. Como parte deste projeto no ano de 2013 foi organizada a exposição Marcados, da artista Claudia Andujar, com curadoria de Moacir dos Anjos, na Galeria Vicente do Rego Monteiro, no período de 15 de maio a 28 de julho do corrente ano.

Como atividade complementar dessa exposição será realizado um Ciclo de Palestras abarcando os temas nela tratados. O ciclo está definido pelas seguintes datas e palestrantes:

05.06 -Renato Athias

26.06 -Vincent Carelli

17.07 -Laymert Garcia dos Santos

18.07- Stella Senra e Laymert Garcia dos Santos (debatedor)

A palestra de Renato Athias, antropólogo e coordenador-geral de Museus da Fundaj, será realizada nesta quarta-feira (5), às 19h, na Sala Aloísio Magalhães. Com o título Verdade, Arte e Subjetividade nas Fotografias, a palestra se inscreve nas abordagens da antropologia visual e de desnaturalização da representação fotográfica, tendo como referência imediata a exposição “Marcados”, de Claudia Andujar. Renato Athias discutirá os diversos significados do olhar e as concepções de mundo das pessoas fotografadas, dado que a faculdade do olhar não se reduz apenas ao órgão dos sentidos. Para o palestrante, a multiplicidade de sentidos e a percepção do real, bem como as ações que trazem a alteridade para o interior de si mesmo/a, ultrapassam aquele “olhar” que fisiologicamente o “olho” alcança.

Serviço:
Fundação Joaquim Nabuco
Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – MECA
Sala Aloísio Magalhães
Rua Henrique Dias, n° 609 – Derby
Gratuito

Informações: 3073-6691 / 3073-6692

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife