Recife ganha maratona de contação de histórias neste mês de junho

Foto: Ricardo Moura
Com realização do grupo O Tapete Voador e patrocínio do Ministério da Cultura e Correios, o festival Conte Outra Vez promove nos dias 28 e 29 de junho uma maratona de contação de histórias no Centro Cultural Correios. Esta é uma edição especial do festival, que vem realizando com sucesso um evento dedicado à arte de contar histórias, envolvendo tanto o público infantil, quanto jovens, adultos e idosos, além de capacitar novos agentes neste ofício.

Com início às 9h, na sexta (28), a Maratona de Contação de Histórias conta com grupos, arte-educadores e companhias de várias partes do País em uma programação que segue até às 19h. No dia seguinte, o Centro Cultural Correios se transforma em um local para abrigar duas oficinas de capacitação, sendo a primeira "Jogos Teatrais para Contadores de Histórias" pela manhã e a segunda "Oficina de Contação com Origamis" pela tarde.

Ao longo das suas dez horas de atividades no primeiro dia, a maratona vem trazendo espetáculos ao vivo com os seguintes convidados: O Tapete Voador, Adélia Oliveira, Alicce Oliveira (MT), Mariane Bígio, Vinícius Viramundo, Savana Fontes, Zumbaiar, Cia Conto em Cantos (SP), Irene Tanabe (SP) e Os Tapetes Contadores de Histórias (RJ), este ultimo focando no público adulto. Em suas apresentações, os convidados utilizam técnicas mistas, combinando sons, vozes, músicas, cenários e objetos para contar fábulas, histórias de fadas e novas lendas.

As oficinas de capacitação serão ministradas pela Cia Conto em Cantos e pela arte-educadora Irene Tanabe, ambas para 20 pessoas. Toda a programação é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedencia e as inscrições para as oficinas estarão disponíveis no site.

Realização - Grupo realizador do festival Conte Outra Vez, O Tapete Voador é formado por duas atrizes/contadoras e dois músicos convidados especiais: Mozart Ramos e Messias Black que conduzem o público a um verdadeiro passeio pelo universo da música, poesia, das lendas e dos diversos contos espalhados pelo mundo, tudo isso com a ajuda de um tapete voador e um balaio que guarda todas as histórias do universo.

Contação - A arte de contar histórias é uma prática que teve seu início através da tradição oral desde os primórdios da humanidade. No Oriente Médio, esta cultura de contação de histórias ficou registrada na famosa obra "As mil e uma noites", em que Sherazade narrava histórias fantásticas para os sultões e seus súditos. Ao longo do tempo, viu-se que esta arte vai além do simples passatempo, ampliando o universo literário das pessoas e despertando o interesse das crianças pela leitura.


CONTE OUTRA VEZ
MARATONA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Datas: Dias 28 e 29 de junho de 2013 - A partir das 9h
Local: Centro Cultural Correios – Bairro do Recife
Entrada gratuita

SEXTA / 28 DE JUNHO
* Retirar ingressos uma hora antes
9h – Lendas e Mitos do Brasil (O Tapete Voador, PE)
9h30 – Intervalo poético (Adélia Oliveira, PE)
9h45 – Historias birutas e batutas (Alicce Oliveira, MT)
10h30 – Cordel para crianças (Mariene Bigio, PE)
11h – O par de sapatos (Adélia Oliveira, PE)

PAUSA
14h – Oficina de cordel para criança (Mariene Bigio, PE)
15h – Contos orientais (O Tapete Voador, PE)
15h30 – A história da batata (Vinicius Viramundo, PE)
16h – Intervalo poético (Savana Fontes, PE)
16h15 – Brinquedo em fita amarela (Grupo Zumbaiar, PE)
16h45 – No fio das histórias (Cia Conto em Cantos, SP)
17h30 – Contos com origami’s (Irene Tenabe, SP)
18h – Público adulto: O mundo de for a pertence ao mundo de dentro (Os Tapetes Contadores de Historias, RJ)

SÁBADO / 29 DE JUNHO
* Fazer inscrição prévia no site
9h – 13h – Oficina Jogos teatrais para contadores de histórias com a Cia Conto em Cantos, SP
14h – 18h – Oficina de Contação com origami’s com Irene Tenabe, SP


Mais informações: www.otapetevoador.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente