Projeto contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna busca estreitar os laços entre criadores da dança no Norte e Nordeste do Brasil

Foto: Souza Junior
Contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, o projeto Dança Cariri: Estreitando Laços aporta no Recife, com a apresentação do espetáculo Boa noite, Cinderela e a realização de uma oficina aberta para bailarinos e professores de dança em atuação na capital pernambucana. O espetáculo será encenado nesta quinta-feira (13), às 19h, no Teatro Arraial, na Rua da Aurora, com entrada gratuita. Ao todo serão percorridas 11 cidades do Norte e Nordeste, com 20 apresentações.

A oficina será ministrada pelos bailarinos e pelo coreógrafo do grupo artístico cearense Alysson Amancio Companhia de Dança no mesmo dia, das 10h às 13h, na sede da Compassos Cia. de Danças, na Rua da Moeda, Recife Antigo. “A proposta da oficina é a interação direta entre os participantes, objetivando o estreitamento de laços e o prolongamento destas relações”, diz o coreógrafo Alysson Amancio. Informações e inscrições também gratuitas pelos telefones (81) 4101.1640 ou (81) 9212.9791.

A Alysson Amancio Companhia de Dança, grupo de dança contemporânea de Juazeiro do Norte, interior sul do Ceará, desde 2006 vem atuando continuamente em diversas ações formativas e produções artísticas no seu estado. Com o projeto Dança Cariri: Estreitando Laços, aprovado pela Funarte, realiza sua primeira turnê pelo Norte e Nordeste do Brasil e vai fazer um total de 20 apresentações e dez oficinas, percorrendo as cidades de Macapá, Belém, São Luiz, Teresina, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Natal, Maceió, Recife e Salvador.

O espetáculo Boa noite, Cinderela, que estreou em maio de 2012, é o mais recente trabalho do grupo. A produção busca refletir comportamentos como o desprezo, a falsidade e mergulha na fronteira tênue entre a vida cotidiana e as pequenas e grandes traições e decepções. Provocações que colocam o público diante da questão que guia a criação: onde anda o amor, a amizade e a delicadeza na contemporaneidade?

“Circular com um espetáculo de dança ainda é algo bastante caro no Brasil. A escolha das cidades supracitadas para a primeira turnê nacional da companhia deve-se ao fato de que, apesar destes estados serem relativamente próximos, lamentavelmente, ainda ocorre um desconhecimento das produções criadas nestas regiões e a reciprocidade disto”, diz Alysson Amancio. Ele conta que, muitas vezes, no interior do Ceará, público e profissionais da dança têm mais acesso às produções cariocas e paulistanas do que às criações nordestinas e nortistas.

Ficha Técnica:
Direção, dramaturgia e coreografia: Alysson Amancio
Intérpretes-criadores: Adriano Modesto, Aline Souza, Faeina Jorge, Kelyenne Maia, Luciana Araujo, Lucivânia Lima, Michele Santos, Rosilene Diniz
Pesquisa musical, cabelo e maquiagem: Aline Sousa e Alysson Amancio
Figurino: Ariane Morais
Ensaiadora: Luciana Araújo
Iluminação: Luiz Renato
Assistente de iluminação e operação de luz: Raimundo Lopes
Assessoria teatral: Duilio Cunha
Arte: Felipe Kariri
Produção: Luciany Maria e Nilo Junior

Fotografia: Souza Junior e Diego Linard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo