Procissão dos Santos Juninos

Neste domingo (16), a partir das 18h, acontece pelo oitavo ano a Procissão dos Santos Juninos promovida pela Prefeitura do Recife. A concentração da caminhada, que celebra São João, Santo Antônio, São José e São Pedro, é no Morro da Conceição, em frente à Igreja.  O cortejo segue em direção ao Sítio Trindade envolvendo cerca de 600 integrantes, entre porta-bandeiras, quadrilheiros, bacamarteiros e músicos. 

Concentração da Procissão – A concentração acontece a partir das 18h, em frente à Igreja da Conceição e, às 19h, a procissão desce o Morro, passando pela Rua da Harmonia, Estrada do Arraial, até chegar no Sítio Trindade. Durante a concentração e em todo o percurso, haverá uma banda de 25 músicos tocando dobrado e músicas sacras. Um andor com os quatro santos juninos faz todo o trajeto em uma caminhonete e 40 bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho fazem a guarda do trajeto. 

No Sítio – Na chegada ao Sítio o andor dos quatro santos fica na frente do palco com as bandeiras ao redor e as pessoas oram. Depois disso, a  banda de música deixa de tocar dobrados e sacras, e puxa o fole para tocar forró e todos celebram com muita alegria os santos juninos.

Participantes – Duas quadrilhas juninas do bairro acompanham a procissão: a adulta Origem Nordestina, do Morro da Conceição, e a infantil Coração Mirim, de Casa Amarela. Cada bandeira de um santo é distribuída por ala, que pode variar de 20 a 60 pessoas.

Santos – São João é o santo do mês, que na religião de matriz africana representa Xangô, o orixá da abundância; São Pedro é o padroeiro dos pescadores; Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro; e São José, apesar de ser celebrado no dia 19 de março, integra a romaria por marcar o período do plantio do milho, colhido no São João.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife