Podcast da Cia. ETC. lança entrevistas inéditas sobre a dança de Pernambuco

Foto: Renata Pires
Ampliar o alcance da dança para além dos palcos é uma das propostas da Cia. Etc. (PE). Nos últimos cinco anos a companhia pernambucana tem se dedicado a criar dança e refleti-la em outros espaços, como vídeo, site, podcast, usando outros canais para difusão desse fazer artístico. Desde 2007, o grupo tem se especializado na produção e videodanças, recebendo prêmios e difundindo suas criações pelo Brasil e exterior.  Atualmente, a veiculação de programas em áudio na internet tem sido também foco da produção da companhia, por meio da Rádio Etc (http://ciaetc.com.br/home/?cat=52), em funcionamento desde março de 2011.

O projeto CONTRACORPO é a novidade do grupo este ano, e tem sido veiculado como um programa especial da Rádio Etc. A iniciativa propõe a realização de entrevistas em áudio com profissionais da dança de Pernambuco, numa iniciativa inédita de um “podcast” específico de dança. A ideia é levar para o público os bastidores da dança, o pensamento de artistas da área, o processo criativo de espetáculos, e o território que constrói o corpo que dança. A divulgação da entrevista tem acontecido por meio de feeds, twittes, publicação pelo iTunes, posts de áudio no Facebook e publicação no site do projeto (www.contracorpo.ciaetc.com.br).


ENTREVISTAS - Nesse sábado (29), será lançada mais uma entrevista do programa CONTRACORPO, com os artistas Lineu Gabriel e Tainá Barreto, do Grupo Peleja. Essa é a terceira edição de entrevista do projeto, que desde abril tem sido veiculado na internet mensalmente. A primeira entrevista aconteceu com integrantes do Coletivo Lugar Comum e o segundo programa foi com o Grupo Experimental. As entrevistas são realizadas pelo jornalista e bailarino Marcelo Sena e pela historiadora e bailarina Elis Costa.

Com perguntas sobre comportamento, processos criativos, influências artísticas, a conversa gerada no contracorpo dos entrevistadores com os artistas convidados vai revelando pensamentos sobre dança e criação. Cada entrevista tem como perspectiva falar sobre uma obra recente do grupo convidado, mas perpassa todo o corpo dos entrevistados, com perguntas variadas, sobre suas práticas mais cotidianas até suas reflexões mais profundas. Uma viagem pelo imaginário criativo da dança criada em Pernambuco, a partir de 10 entrevistas propostas pelo projeto, que estão acontecendo uma a cada mês.

Como forma de complementar a discussão ocorrida em áudio, o projeto CONTRACORPO está disponibilizando também em seu site textos críticos sobre o espetáculo em debate na entrevista.  A cada programa, dois textos serão veiculados, escritos por pesquisadores, jornalistas, professores e/ou estudantes de dança convidados pela Cia. Etc. A proposta é criar mais espaços mais de conversa entre críticos, artistas e leitores, gerando diversos desdobramentos do diálogo proposto por CONTRACORPO.
Assim, o projeto propõe novas formas de vivenciar o corpo, a partir de experiências sonoras. Uma proposta de expandir a atuação na dança ocupando também as mídias digitais. Essa iniciativa traz novos ouvidos e olhares para a dança e amplia o público em diálogo com o corpo, com um site que possibilita ao público ter acesso ao material produzido, bem como a deixar comentários e impressões.

CONTRACOPRO realizará ainda mais sete edições de entrevistas que serão lançadas mensalmente no site e nas redes sociais. O projeto tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura de Pernambuco - Funcultura, que possibilitará a manutenção do site por um ano. E ao final do projeto todas as entrevistas serão doadas ao Acervo RecorDança, pioneiro no Brasil em acervo digital de dança, como forma de garantir a memória do projeto e ampliar sua difusão.

Ficha técnica:
Entrevistadores: Elis Costa e Marcelo Sena
Edição: Marcelo Sena
Técnico de som: Caio Lima
Identidade Visual: Thiago Liberdade
Fotografias: Renata Vieira
Produção: Hudson Wlamir
Realização: Cia. Etc.
Assessoria de Imprensa: Liana Gesteira

Incentivo: Funcultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife