Orquestra Popular da Bomba do Hemetério leva magia da música e do teatro ao São João de Caruaru

Maestro Forró. Foto: Roberto Franca (Assessoria Aliança)
Elaborado especialmente para o São João, o espetáculo Fole Assoprado, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH), anima o período junino, em Caruaru em duas apresentações: neste sábado (15), no Polo Alternativo da Capital do Forró, e na véspera de São Pedro (28), no Pátio de Eventos. Sob a regência do performático Maestro Forró, o show terá, além de muita música, elementos da dança e de teatro para o público. 

O espetáculo foi elaborado compondo o imaginário regional da época junina, com figurino, coreografia e iluminação especialmente pensados para reproduzir a atmosfera do universo festivo, fazendo alusão a elementos da quadrilha, do Sertão e do cangaço.

O ponto forte do show é o repertório, que, além de músicas autorais da Orquestra, apresenta releituras de clássicos juninos para animar a plateia. “Cerca de 70% do show é composto por interpretação de famosos temas juninos de mestres como Jackson do Pandeiro, Sivuca, Elba Ramalho e Luiz Gonzaga”, explica o Maestro Forró, regente da OPBH.


Este ano, o São João de Caruaru homenageia o compositor e cantor Dominguinhos, e a Orquestra adere ao movimento. “Preparei arranjos especiais para as canções Eu Só Quero um Xodó e Lamento Sertanejo para homenagear Dominguinhos. Esse será o recado da OPBH para que ele se recupere logo”, comenta o regente.

FOLE ASSOPRADO – Além da irreverência e criatividade cênica, o show conta com um componente técnico musical único, que dá nome ao espetáculo. Na apresentação, os músicos têm o desafio de reproduzir o forró apenas através de instrumentos de sopro, reinterpretando o som e o gingado do fole da sanfona. Daí a criação do nome, que também remete ao linguajar do sertanejo. “O matuto sempre fala instrumento de ‘assopro’, por isso o nome ficou Fole Assoprado”, comenta Forró.

O show é apresentado pela OPBH desde 2006 e já passou por cidades como Recife, Gravatá, Garanhuns, Caruaru, Timbaúba, Tuparetama, Afogados da Ingazeira, entre outras.

HISTÓRIA - A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) foi idealizada e formada pelo compositor, arranjador e músico Francisco Amâncio da Silva, o Maestro Forró, que comanda uma equipe de 26 integrantes reunidos pelo desejo de fazer música da própria comunidade, na Zona Norte do Recife. Desde 2002, quando foi formada, a Orquestra vem fazendo sucesso por mostrar arranjos fora dos padrões para as orquestras tradicionais, unindo características eruditas e populares, executando os mais variados ritmos, como coco, frevo, rock e manguebeat. Por esse trabalho, o grupo vem recebendo homenagens mundo afora, entre elas a Ordem do Mérito Cultural, uma das maiores honrarias culturais do Brasil, entregue ano passado pela própria presidente Dilma Rousseff, em solenidade em Brasília.

Serviço:
Show Fole Assoprado, com Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Quando: Dias 15/06 (sábado), no Polo Alternativo e 28/06  no Pátio de Evento;
Entrada gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado