Estão abertas as inscrições para o curso História do Cinema da Literatura no Brasil do Espaço Pasárgada

Estão abertas até a quinta-feira (21), as inscrições para o curso de História do Cinema e da Literatura no Brasil realizado pelo Espaço Pasárgada, Fundarpe. A iniciativa gratuita e aberta ao público  ocorrerá entre os dias 1º e 5 de julho, das 19h às 21h30. O curso será ministrado pela professora universitária e pesquisadora Raquel do Monte.

O curso de História do Cinema e da Literatura no Brasil pretende apresentar aos apaixonados pelas duas artes ideias e informações sobre a trajetória, os flertes e os distanciamentos das relações entre cinema e literatura brasileira no último século. Debates sobre como o Modernismo influenciou o cinema na primeira metade do século XX, as relações entre o Cinema Novo e o Romance Regional de 30 e o diálogo entre texto e imagem na produção contemporânea estarão no programa do curso. Além disso, a iniciativa visa introduzir chaves de compreensão das especificidades da linguagem fílmica, possibilitando a formação do olhar a partir de uma perspectiva histórica que abriga os vários momentos do cinema brasileiro.

De acordo com Raquel, a ideia do curso, que tem carga horária de 12h30, é conciliar discussões teóricas com exercícios práticos de leitura fílmica. “A nossa proposta pretende favorecer a reflexão acerca dos contextos de produção do cinema e da literatura e ao mesmo tempo sensibilizar o grupo para perceber estas nuances dentro dos próprios filmes”, afirma. “Pretendemos construir possibilidades de articulação entre o discurso estético e o sócio-histórico, tudo dentro de uma linguagem bem acessível”.


Raquel do Monte é jornalista, professora universitária e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Realiza há cinco anos pesquisas na área cinematográfica, atuando também como curadora e cineclubista. O curso de História do Cinema integra as atividades do Espaço Pasárgada ligadas ao cineclube da instituição. A proposta do Espaço, de acordo com a gestora Selma Coelho, é favorecer periodicamente, além das sessões cineclubistas, cursos de formação. 

Para se inscrever o candidato deverá enviar para o e-mail do Espaço Pasárgada, pasargada.fundarpe@gmail.com,   uma carta de intenções de no máximo de 30 linhas  e  currículo resumido,  máximo duas páginas. A seleção será feita pela professora e mais duas pessoas ligadas à áreas de cinema e literatura O número de vagas é limitado, 25 pessoas, e ao final do curso será entregue um certificado de participação. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de junho no site da Fundarpe.

Serviço:
Inscrições para o curso História do Cinema da Literatura no Brasil do Espaço Pasárgada
De 17 a 21 de junho.
Rua da União, 263, Boa Vista
Telefone: 3184-3165

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente