Encontro discute Turismo de Base Comunitária

Representantes da Prefeitura do Recife participam, nesta terça-feira (11), do 1º Encontro de Turismo de Base Comunitária de Pernambuco do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O evento acontece no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 20h. O encontro é organizado por um grupo do 3º período do curso de Gestão de Turismo do IFPE e tem como principal objetivo aproximar profissionais da área e compartilhar as experiências a fim de fomentar discussões acerca do desenvolvimento local. Além disso, a ideia é proporcionar a sensibilização entre os participantes para o fortalecimento de novas rotas turísticas.

Vão compor a mesa de abertura o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que irá abordar o tema “A importância das políticas públicas para o desenvolvimento do turismo de base comunitária”; o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, com o tema “A renovação dos mercados públicos e a fomentação para o turismo de base comunitária”; e o Chefe de Divisão de Turismo de Base da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, Bráulio Moura, que vai abordar a temática “Projetos e planejamento da Secretaria de Turismo e Lazer para o desenvolvimento do turismo de base comunitária”.


O debate sobre a importância do Turismo de Base Comunitária é importante porque essa ramificação do setor é que caracteriza a vivência do cotidiano e da cultura local, pela troca de experiências, práticas e tradições. É uma espécie de desafio para que o visitante conheça melhor as características de cada local. Atualmente, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, desenvolve o turismo de base comunitária na Bomba do Hemetério.

No mês passado, o secretário Felipe Carreras esteve na comunidade e anunciou aos moradores a construção do Centro Cultural Seu Hemetério, a implantação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a qualificação de idiomas (inglês e espanhol). Até o fim desse ano, serão iniciados os trabalhos para a ação também na comunidade do Alto José do Pinho, e também em Brasília Teimosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado