Duas crenças, muitos sabores: mostra gastronômica celebra São João e Xangô

No mês de junho, enquanto os católicos comemoram São João, protetor dos casados e dos enfermos, a religião africana celebra Xangô, divindade do Trovão e da Justiça. Para além do período coincidente, os dois costumes compartilham semelhanças que se mostram no festejo, no fogo e na farta culinária dedicada a cada tradição, tendo no milho e no quiabo seus principais ingredientes. Para festejar o sincretismo e a forte diversidade cultural, a Exposição Culinária Afro-brasileira no Ciclo Junino possibilitará ao público degustar as iguarias das duas crenças, neste sábado (8), a partir das 18h, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife.

A ação, que integra o calendário do São João promovido pela Prefeitura do Recife, terá 10 barracas no espaço, onde serão oferecidas 5 mil provas dos quitutes. De São João,  serão servidos manjares como canjica, pé de moleque, munguzá, milho assado e bolo de milho. Já os sabores de Xangô, sempre temperados com azeite de dendê e pimenta, têm variações como o gbègiri, uma espécie de ensopado feito com rabada e quiabo, o akará, bolinho de feijão fradinho, mais conhecido por compor a base do acarajé, e o padé, uma farinha de mandioca ricamente temperada.

A mostra, que também procura desmistificar os rituais e costumes da cultura de Matriz Africana, terá outros elementos que ensinarão ao público sobre a religião afro-brasileira, como a exibição de adereços e vestimentas usados nos rituais litúrgicos, bem como a execução de cantos e toques religiosos. De acordo com a coordenadora da exposição, Ialorixá Elza de Yemoja, a ideia é aproveitar o período de festejo para falar do respeito entre as religiões: “A junção das crenças é pra falar de uma pacificação. Trouxemos as comidas de milho para falar sobre dois credos. É importante se dizer que em junho os cristãos estão em festejo a São João Batista e São Pedro, ofertando muita comida regada a milho, colocando o milho como principal ingrediente da comida, enquanto no candomblé comemora-se o nosso rei de justiça, Xangô. E o milho é muito ofertado a Oxóssi, o orixá da caça”.


A abertura da festividade representará o início de um culto de candomblé, quando será servido o padé, prato oferecido a Exu, divindade da comunicação entre o céu e a terra. Segundo Mãe Elza, o orixá é também conhecido como “a boca do mundo”, “por ser o primeiro  a ser alimentado e também porque avisa aos outros orixás da grande festa que ali está se iniciando”. O padé provado pelo público será preparado com farinha de mandioca, azeite de dendê, cebola, cebolinha, camarão graúdo e seco e galinha desfiada.

A programação conta ainda com uma fala de Frei Tito, representante da Igreja Católica no Fórum Diálogos, espaço de discussão sobre tolerância e respeito entre as religiões, roda de Xangô, celebração que começa a despedida da noite, em torno da fogueira, e apresentações do Coco Chinelo de Ayá, de Dois Unidos, e Coco de Seu Manoel, de Casa Amarela.

Esta é a sétima edição da Exposição Culinária Afro-brasileira no Ciclo Junino e pela primeira vez o evento tem uma homenageada. Trata-se da pernambucana Carmem Virgínia, a Iyabasé, cozinheira do axé, que recebe o reconhecimento por apresentar a culinária de terreiro país afora.A primeira versão do evento, em 2007, foi incentivada pelo Núcleo da Cultura Afro-Brasileira e pela Diretoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Recife.

Programação:
18h - Adúrà (reza) aos Ancestrais e cânticos à Exú;
18h30min - início da Degustação;
20h30min - Encerramento da degustação e continuação dos cânticos;
21h30min - Celebração (roda) à Xangô - homenageado da Festa;
22h00min - Encerramento dos cânticos - Término da Exposição.

Pratos para degustação:
Padè, Àkasà Branco, Vatapá, Manjá, Canjica, Pé de Moleque, Arroz Doce, Caruru, Mungunzá, Àkarà, Àsaro, Milho Verde, Bolo de Milho, Angu, Tapioca. E, os mais representativos para a divindade Xangô: O Gbègírí e o Àmala.

Receitas
Padé – Prato servido ao orixá da comunicação, Exu. O padé do ritual religioso é preparado com farinha de mandioca, azeite de dendê, cebola, cebolinha, camarão, camarão seco e cachaça. Na versão comestível, sai a cachaça e a farofa é encorpada com galinha bem temperada e desfiada.

Pica-se a cebola, a cebolinha, o camarão seco e o camarão graúdo. Tudo isto deve ser refogado no azeite de dendê, com sal e pimenta malagueta a gosto. A galinha deve ser temperada e refogada à parte, da mesma maneira. Depois de desfiada a galinha deve ser misturada ao preparado de farinha.

Akasá branco – O akasá branco se faz presente em todos os rituais litúrgicos do candomblé. A mistura de leite de coco, milho branco ralado e mel de abelha é cozinhada como um mingau, servido em folha de bananeira.

Akará – O prato é considerado o pão africano. A massa é feita com feijão fradinho batido e temperada com cebola, sal e camarão seco. Preparam-se bolinhos, que são fritos no azeite de dendê.

Gbègiri - Comida mais apreciada por Xangô. Refoga-se a carne bovina, peito e rabada, temperada com sal, cebola e cebolinha. Quando a carne estiver refogada, junta-se o quiabo picado e, se necessário, deve ser acrescentado um pouco de água. Depois que a carne estiver cozida, acrescenta-se camarão, castanhas inteiras, amendoim triturado, gengibre pilado, gergelim e, se desejar, pimenta. Quando o ensopado estiver bem espesso, é o ponto de desligar. Essa comida é servida na hora que sai do fogo. Xangô come pratos quentes, servidos em tigelas de madeira, as gamelas.

Adereços
Oxé: Machado de duas lâminas, um dos principais apetrechos de Xangô. É o símbolo através do qual o orixá convida o trovão a vir à terra. A lâmina dupla exprime também justiça, pois representa o equilíbrio.

Ojá: Faixa adornada que cobre áreas consideradas sagradas na religião africana, como o ombro, o ventre e a cabeça.

Abebé: O símbolo, representado pela junção de um sol e um espelho, é um dos principais apetrechos de Oxum, divindade da beleza feminina e cuidadora dos rios.

Serviço:
Mostra gastronômica São João e Xangô

Onde/Quando/Hora: neste sábado (8), das 18h às 22h, no Arraial da Praça do Arsenal promovido pela Prefeitura do Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife