Ciranda, coco e forró pé-de-serra animaram os moradores do Ibura neste domingo (16)

O arrasta pé no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, neste domingo (16), aconteceu na Escola Municipal Jordão Emerenciano, no UR-2. A primeira atração a abrir as atividades do palco montado na quadra esportiva do colégio foi Jane Lima e Trio Forró Quente, que esquentou o público para, na sequência, entrar Belo Cirandeiro e a Ciranda do Povo.

Com mais de 400 composições, Belo Cirandeiro conhece do riscado. Há mais de 30 anos cantando loas de coco de roda, cantigas e arriscando na viola, Belo Cirandeiro amola as chinelas dançando e cantando ciranda e forró pé-de-serra. "A festa junina é onde podemos cantar nossas tradições. Esta noite foi muito legal e, apesar de poucas pessoas, o público estava animado", comemorou o cantor. Parte da apresentação de Belo Cirandeiro, natural de Limoeiro, aconteceu durante o jogo Espanha x Uruguai, onde um telão foi montado ao lado do palco. "O jogo não atrapalhou em nada. Futebol e música são os fracos mais valorizados do povo brasileiro", afirmou.

O arraial do Ibura agregou famílias inteiras. Crianças, adolescentes, adultos e idosos estiveram presentes na noite deste domingo. Pais assistindo ao jogo no telão, enquanto crianças e adolescentes circulavam tranquilamente pelo local, soltando fogos e aproveitando o arrasta pé. "Adoro o São João. Gosto de dançar, ver as quadrilhas e aqui é bom porque é coberto, a chuva não atrapalha e eu pude trazer meus netos", elogiou a dona de casa Maria Luiza da Silva, 64 anos, que foi acompanhada da família.

Fim de jogo, fim do show de Belo Cirandeiro e um público mais dançante curtiu a apresentação de Lenilson Filho e banda. Acompanhado da zabumba, triângulo, sanfona, bateria e baixo, o grupo fez um "forró elétrico". Xote, baião, xaxado e pé-de-serra, marcaram o show do forrozeiro, da cidade de Caruaru. Além de composições de sua autoria, entre elas, ‘Coração Apaixonado’ e ‘Caruaru’, a capital do forró, Lenilson cantou sucessos de Gonzagão, Flávio José, Jackson do Pandeiro, Jorge de Altinho e Maciel Melo, este último, um dos homenageados do São João do Recife, junto com Mika Silva. "O São João é a melhor festa de nosso calendário. É quando podemos mostrar a cultura nordestina, nossa música, a culinária regional e nossas tradições. Todo mundo cai no forró", explicou Lenilson.

Quem encerrou o domingo de festejos foi a cantora Patrícia Cruz. Admiradora da música popular nordestina, ela animou o público com mais forró pé-de-serra e baião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado