Cineclube LECgeo naUFPE

"A Copa do Mundo é nossa?". Este é o filme que será exibido no dia 13 de junho, às 18h, no Auditório Manuel Correia de Andrade, 3º andar , da CFCH - UFPE. O evento mostrará um grupo de filmes que denunciam os desmandos e impactos das intervenções que a Copa do Mundo tem espalhada pelas cidades que serão sedes deste evento esportivo. A sessão contará ainda com debate com representantes de alguns movimentos sociais e ativistas que vem acompanhando de perto as transformações na cidade do Recife.

Filmes:

Copa 2014: Quem ganha com esse jogo?
(Articulação Nacional da Copa, Brasil, 2013, 10')
Sinopse: Vídeo realizado com partes de vídeos gravados por moradores, videoativistas, mídias independentes e colaboradores da resistência contra a violação de direitos humanos no contexto internacional dos megaeventos.

Domínio Público
(Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Ligeiro, Brasil, 2012, 17')
Sinopse: Filme que retrata as injustiças no Brasil e, principalmente no Rio de Janeiro, devido as transformações causadas pela chegada da Copa e Olimpíadas. O filme questiona a forma como o dinheiro dos cofres públicos estão sendo investidos no país, procurando perguntar qual o real impacto para as comunidades e qual é o legado que será deixado para o futuro?

Copa Favela 2014
(Copa Favela 2014, Brasil, 2012, 5')
Sinopse: Filme produzido pela plataforma "Copa Favela" que apresenta o objetivo de reunir todos o máximo material que apresenta relação com a "Copa 2014", assim como do povo do Brasil com toda sua diversidade que vem de todas classes sociais.

People Before Profit
(Witness, 2012, 11')

Sinopse: People Before Profit (Pessoas antes do lucro, em tradução livre) foi produzido para uso de comunidades locais afetadas por remoções forçadas e aqueles que as apoiam a construir uma maior solidariedade local e globalmente. O filme procura alavancar campanhas locais e representar as remoções forçadas como a questão internacional de direitos humanos, contando para isto a história da experiência humana universal antes, durante e após uma remoção, assim como os meios positivos pelos quais as comunidades estão respondendo e, na verdade, tornando-se pró-ativas para proteger e assegurar seus direitos humanos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado