Bomba do Hemetério fortalecida com turismo de base comunitária

Tendência mundial do mercado de turismo, o turismo de base comunitária ganha mais força na Bomba do Hemetério. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, vai promover ações para intensificar a identidade cultural e turística da comunidade. O secretário Felipe Carreras esteve na semana passada na comunidade e anunciou, aos moradores, a construção do Centro Cultural Seu Hemetério, a implantação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a qualificação de idiomas (inglês e espanhol).

De acordo com a consultora de Desenvolvimento Cultural do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e do programa Bombando Cidadania, Karina Zapata, foi a primeira vez que um secretário de Turismo do Recife visitou a comunidade. “O turismo de base comunitária é uma forma de inclusão social e econômica, fortalecendo as comunidades e valorizando nossa cultura. É uma forma da população local ter participação direta na atividade turística de seu território, compartilhando experiências”, comenta Carreras.

Tanto a qualificação de idiomas quanto a implantação do CAT estão previstas para o primeiro semestre de 2014, visando a Copa do Mundo. Já a construção do Centro Cultural, para os ensaios dos grupos de dança, agremiações e demais atividades, deve acontecer até o fim de 2014.

Felipe Carreras foi ver de perto o projeto Bombando Cidadania, impulsionado pelo Instituto Walmart (IWM), e conhecer todas as ações e manifestações culturais do local, além da gastronomia. Na sede da agremiação Abanadores do Arruda, o secretário assistiu a apresentação “Tributo à África” do Balé Bacnaré. Em seguida, ouviu uma explanação dos integrantes da Universidart- Centro de Cultura e Artes da Bomba do Hemetério, IADH, IWM, Fundação Gilberto Freyre e Sebrae, sobre a experiência de turismo cultural de base comunitária local.

Na rua Bomba do Hemetério, houve um cortejo cultural do Grupo Afro Black. No fim da tarde, o secretário participou de uma degustação da gastronomia local e aproveitou para conversar com os empreendedores do ramo da culinária. O projeto Bombando Cidadania foi lançado em julho de 2008, pelo Instituto Walmart, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura do Recife, empresas privadas, instituições internacionais e organizações não governamentais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado