Aberta a temporada do forró na capital pernambucana

O forró ecoou pelas ruas do Recife Antigo na noite desta quinta-feira (6), durante a 10ª edição da Caminhada do Forró, evento que marcou a abertura oficial do São João da capital pernambucana. Acompanhando o cortejo de cerca de 100 músicos, munidos de sanfonas, zabumbas, triângulos e da “forrovioca”, o prefeito Geraldo Julio seguiu o roteiro do arrasta-pé ao lado da primeira dama, Cristina Mello, da secretária municipal de Cultura, Leda Alves, e do presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Roberto Lessa.

A caminhada, que teve como ponto de partida a Rua da Moeda, terminou na Praça do Arsenal, onde o Geraldo Julio declarou abertas as festividades juninas da cidade. Animado com a programação preparada para os 11 arraiais da Prefeitura, Geraldo Julio falou a respeito da expectativa para o ciclo. “Quem ficar aqui na capital vai curtir um grande São João, com apresentação de muitos dos nossos artistas. Temos os polos espalhados na cidade, tem São João na cidade inteira; os artistas foram contratados via edital. Então, vai ser uma festa muito animada aqui no Recife”, comentou o prefeito, que dançou forró com a esposa e participou de uma quadrilha junina composta por idosos.

Questionado sobre a segurança dos turistas e recifenses no mês de junho, devido ao grande fluxo de pessoas circulando no País durante a Copa das Confederações, Geraldo Julio destacou a parceria com o Governo de Pernambuco para garantir tranquilidade durante toda a festa, que este ano junta a força das festividades juninas com a torcida pelo futebol. “Já foi anunciado o programa de segurança pelo Governo do Estado e nós vamos fazer uma ação integrada”, pontuou.

Já a secretária de Cultura comentou sobre a singularidade do ciclo junino, tão celebrado na região Nordeste. “No exercício de sua fé, o povo festeja santos importantes, ligados às coisas da terra, da alimentação, do cultivo. Com isso, se expressa através de danças, de músicas, de muita alegria; de fogos, de uma riqueza de comidas e doces. Essa festa traz momentos muito bonitos para a região, muito ricos e únicos”, avaliou Leda Alves.
        
No palco da Praça do Arsenal, o prefeito Geraldo Julio entregou placas comemorativas aos homenageados do São João do Recife 2013, o músico Maciel Melo e o pesquisador de dança popular Mika Silva. Após o breve intervalo no forró, Maciel Melo expressou sua alegria dizendo que “a homenagem era dedicada a todos os artistas, todos os poetas que passam o ano inteiro se esforçando para alimentar o sonho do São João”, e tomou conta do arraial, cantando Pelos Cantos da Casa, composição sua com Xico Bezerra, e a famosa Caboclo Sonhador.

Mika Silva, fundador do Balé Deveras, de Brasília Teimosa, também comentou da satisfação pela homenagem. “Esse é um reconhecimento pelo trabalho feito na comunidade e também é um reconhecimento à cultura popular, feita por pessoas que conhecem a história da cidade. Estamos há mais de 20 anos trabalhando para manter a tradição do São João, que é a nossa quadrilha”, disse.
        

Depois de Maciel foi a vez da apresentação de Cristina Amaral, Irah Caldeira, Terezinha do Acordeon e Nádia Maia, que cantaram a música "Mulher nova, bonita e carinhosa”, consagrada na voz de Amelinha. A noite continuou com shows de Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Josildo Sá, Liv Moraes, Rogério Rangel, TBeto Hortis, Edy Carlos, Maria Lafayete, Pecinho Amorim, André Macambira, Camarão, Benil, Andrezza Formiga, Arlindo, Roberto Cruz e Ivan Ferraz. Nesta sexta-feira (7), a programação continua nos arraiais da Praça do Arsenal, do Sítio Trindade e do Pátio de São Pedro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado