Trocadilho Traz o universo das danças populares ao Centro Cultural Correios

O Centro Cultural Correios/Recife promove, a partir desta terça-feira (19), o evento intitulado "Trocadilho: I Encontro Prático e Teórico de Pesquisa em Danças Populares”, cuja programação, que segue até o dia 23, inclui lançamento de livro, aulas-espetáculos, palestras e oficinas. Com incentivo do Funcultura, o evento, idealizado por Viviane, propõe o intercâmbio entre artistas-pesquisadores das áreas de Dança, Teatro e Culturas Populares.

A programação desta terça terá início, às 9h, com a oficinaCavalo Marinho e o Corpo na Cena, com Lineu Gabriel. À tarde, das 14 às 17h, haverá exibição de vídeos sobre pesquisas realizadas pelos artistas envolvidos no encontro como Helder Vasconcelos, Maria Acserald, Roberta Ramos, Tainá Barreto, Valéria Vicente, Lineu Gabriel e Viviane Souto Maior. Amanhã (20), das 14 às 17h, haverá a aula-espetáculo “Fervo, Frevo", a ser ministrada por Viviane. Confira mais detalhes no blog encontrotrocadilho,blogspot.com.br. Entrada gratuita. Informações: 3224-5739.

Programação:


19/03, das 14h às 17h

Apresentação do Projeto “Trocadilho”, incluindo vídeos com imagens das pesquisas de campo desenvolvidas pelos artistas que compõem o projeto, seguida da palestra “Lembrar-Esquecer: Episódio Criador da Dança Popular”, com Roberta Ramos Marques, e debate com o público ao final. A palestra visa discutir como o esquecimento é, tanto quanto o lembrar, importante para que a cultura popular, e aqui em especial, as danças populares se mantenham em seu caráter dinâmico e histórico na memória coletiva, que inclui o corpo dos agentes; e não apenas como objeto dos dispositivos discursivos da memória nacional.

A ideia de que a cultura popular se preserva na repetição e manutenção constitui, conforme Canclini, um dos obstáculos epistemológicos dos estudos românticos e, posteriormente, folcloristas, da cultura popular, e que negligencia, por um lado, o interesse e protagonismo dos agentes populares em promover transformações em seus processos criativos; e, por outro, estigmatiza os bens populares a uma condição de elo eterno com o passado, estendendo-se esse estigma a toda produção artística interessada nos princípios, elementos ou questões das danças populares como matéria investigativa, como se a única forma possível desse interesse tivesse que estar, necessariamente, convergente ou divergente dos discursos em defesa da Nação ou de seus fenômenos associados, como o nacionalismo.

20/03, das 14h às 17h

Aula-Espetáculo “Fervo, Frevo”, com a atriz-dançarina Viviane Souto Maior
Resultado prático da pesquisa sobre a dança do frevo de rua e sua colaboração para uma investigação de um corpo cênico em diálogo com elementos da dança contemporânea e do teatro antropológico.

1.     Frevo, Corpo e Criatividade na Dança, demonstração de pesquisa artística com Valéria Vicente. A proposta é dividir o conhecimento da dança do frevo que emerge de uma investigação artística de seis anos, discutindo e demonstrando como os processos de trabalho para o espetáculos “Fervo” e “Pequena Subversão”, e a pesquisa “Trançados Musculares – Saúde Corporal e Ensino de Frevo”, transformaram a prática do frevo da artista e sua visão de dança. Debate com o público ao final.

21/03, das 14h às 17h
Pés Alados e um Coração de Barro, palestra-demonstração do Grupo Peleja, com os atores-dançarinos Lineu Gabriel e Tainá Barreto. Nesta demonstração técnica, o Grupo Peleja evidencia sua trajetória de buscas e investigação de um corpo cênico calcado na pesquisa sobre as danças populares em diálogo com elementos da dança contemporânea e do teatro físico. O público é convidado a compartilhar de um processo de trabalho que envolve desde a etapa de manipulação de energias, à construção de estados e qualidades corporais, até jogos de relação e improvisação com matrizes corpóreo-vocais.

Na Roda do Mundo, aula-espetáculo com Helder Vasconcelos
Esta aula-espetáculo abordará um dos aspectos mais importantes da sua prática, que é a relação do teatro com a música e a dança, relação profundamente integrada em que um elemento não se dissocia do outro. Suas principais escolas são as tradições do Cavalo Marinho (teatro popular, tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e do Maracatu Rural (cortejo ligado ao carnaval pernambucano), construindo, a partir daí, o seu caminho pessoal, descobrindo como os princípios contidos nessa formação podem se desenvolver também em outros contextos. Debate com o público ao final.

22/03, das 14h às 17h
Exibição do Carnavale: vídeo documentário de Viviane Souto Maior.
Este vídeo documentário é uma homenagem à dança do frevo e ao carnaval de Olinda e Recife, na qual a artista visa transmitir os sentimentos que permeiam essa dança e grande festa, contada pelo ponto de vista dos passistas e foliões que têm na dança do frevo a sua maneira de expressar as suas particularidades, sentimentos e emoções.
Corpo, Tempo e Memória: Reflexões Acerca de Pesquisas Práticas em Dança, palestra-

Demonstração de Maria Acselrad (UFPE)
A busca recorrente por características universais nas danças populares e tradicionais aponta para um tipo de abordagem que leva ao risco de serem invisibilizados aspectos singulares que compõe a diversidade deste campo e reforça a necessidade de suas expressões serem compreendidas, em contexto. Meus trabalhos de pesquisa e criação têm sido orientados por uma abordagem antropológica da dança que almeja contribuir para o desenvolvimento de métodos e conceitos, que sinalizem para a construção de novos olhares sobre este universo, enfocando uma discussão acerca da transmissão de saberes, processos de ensino-aprendizagem, preparação, construção e reconstrução corporal. Debate com o público ao final.

23/03, das 14h às 17h
Munganga, filme documentário de Lineu Gabriel
Munganga aborda a relação entre sambadores de cavalo marinho (manifestação tradicional da Zona da Mata Norte pernambucana) e artistas de teatro e dança que utilizam elementos da brincadeira em suas criações. Através de um olhar sensível, a obra desenha os contornos de fluxos entre tradição e contemporaneidade, revelando expressões singulares que emergem do encontro de diferentes. Este projeto foi contemplado pela FUNARTE, no Programa de Bolsas de Estímulo à Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares.

Mesa Redonda sobre o “Tema: A contribuição das danças populares para uma pesquisa nas artes cênicas”. Composta pela equipe principal do projeto. E debate com o público ao final e coquetel de encerramento do projeto.

Lançamento do livro “Deslocamentos Armoriais”, de Roberta Ramos Marques, pela coleção Encenações do Popular, da Editora Universitária/UFPE e Associação Reviva.

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