Roberto Burle Marx em detalhes


Quem ainda não conferiu a exposição Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho terá uma oportunidade ímpar de entrar em contato com um lado pouco conhecido do maior paisagista brasileiro do século XX. É que neste sábado (16), acontece a visita guiada com a curadora da mostra no Recife, Yanara Costa Haas. Responsável por selecionar 121 trabalhos de um acervo de mais de 1.500 desenhos pertencentes ao Sítio Roberto Burle Marx/IPHAN/MinC, Yanara que também é mestra em Patrimônio Histórico estará no Recife para conduzir o público pela exposição em cartaz no Centro Cultural Correios. Ao final da visita guiada haverá o lançamento do catálogo impresso pela Gráfica Santa Marta.

“Os desenhos em exposição foram produzidos por Burle Marx entre 1919, quando ele tinha 10 anos, até a década de 1940. É um conjunto de obras, que mostra o Burle Marx aprendiz e no início da sua carreira, ainda procurando autonomia e identidade”, explica a curadora, que para a temporada no Recife selecionou 15 obras produzidas em técnica pastel sobre a figura humana na paisagem pernambucana no ano de 1932. “Burle Marx produziu variadas cenas sempre tendo a figura humana como temática central. Nessa série, criou desenhos em aquarelas sobre as figuras do povo em ambientes pernambucanos, como Casa Amarela, Porta D’água e Peixinhos” completa.

A mostra itinerante, que já passou Brasília e Rio de Janeiro, revela uma face oculta do mais renomado paisagista brasileiro reconhecido no mundo inteiro pelo modernismo nos jardins. São trabalhos iniciais da carreira do artista feitos sobre papel, com carvão, grafite, nanquim, lápis de cor, crayon, giz de cera, hidrocor e guache, produzidos desde a sua infância, passando pela época acadêmica até a idade madura. Toda a produção contém a figura humana como temática central e com inspiração em seus professores, como o alemão Leo Putz e Candido Portinari.

Serviço:
Exposição Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho 
Visita guiada e lançamento de catálogo: 16 de março de 2013, às 16h.
Entrada: gratuita.
Patrocínio: Correios 
Período da exposição: até 28 de abril de 2013.
Local: Centro Cultural Correios - Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.
Dias e horários de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife