Mostra coletiva reúne pinturas, impressões multimidiáticas e serigrafias de Álvaro Caldas, Bruno Monteiro e Dyógenes Chaves

Álvaro Caldas - A face de dentro

A Arte Plural Galeria recebe a exposição coletiva “Únicos e Múltiplos”, a partir desta terça-feira (19), com obras dos artistas plásticos e visuais Álvaro Caldas, Bruno Monteiro e Dyógenes Chaves. A mostra reúne quadros tradicionalmente pintados, impressões multimidiáticas e serigrafias. Vai fazer também uma homenagem póstuma a Antenor Vieira de Mello - que participaria da exposição - e Braz Marinho , com um trabalho de cada compondo o espaço.

De acordo com o curador, Raul Córdula, as obras são bem diversificadas, com artistas que pouco têm a ver entre eles. “Não são, portanto, afinidades linguísticas, temáticas ou técnicas o que me levou a juntá-los no mesmo espaço e tempo, mas exatamente a diferença de processos, meios e matérias”. Ele complementa: “o conceito de ‘único’ que aqui pretendo afirmar só se justifica como oposição ao conceito de ‘múltiplo’”.

Único, o pintor Álvaro Caldas apresenta quadros, em sua grande maioria, inéditos, com figuras humanas, cenas de cidades, paisagens e objetos. Para compor as obras, ele buscou elementos na vivência do dia a dia e transferiu para aquarelas e pinturas (acrílico sobre tela), com texturas variadas. “Eu pinto da maneira que eu vejo, que eu interpreto, e não do jeito que realmente é. São as minhas impressões sobre a realidade”.


O artista contemporâneo multimidiático Bruno Monteiro mostra fragmentos de uma série motivada pelos códigos de barra, onde ele coloca naipes de baralho e barras verticais como que num jogo entre o novo e o arcaico. Intitulado “Fabulário a”, seu trabalho é digitado, impresso em adesivo e montado em lâmina plástica. São obras inéditas, resultantes de uma pesquisa que começou em 2001. Desde aquele ano, ele reúne, em uma espécie de “banco de dados”, signos e símbolos descobertos em erros de digitação, de onde parte a construção das obras.

Paraibano, o também múltiplo Dyógenes Chaves é especializado em impressão serigráfica. Ele apresenta gravuras impressas sobre papel e tecido. São recortes de séries já expostas anteriormente, como “Azul”, “Glauber, Glauber” e “Ora pro nobis”. Na mostra, o artista se apropria de imagens já difundidas na sociedade por meio de anúncios publicitários e outros meios de comunicação (como a foto de Glauber Rocha ou a imagem Maria, mãe de Jesus, num santinho) e trabalha sua arte em cima, replicando, colocando cores, reinventando. “A gente é bombardeado de informações a todo instante e não tem mais tempo de digerir. Com as obras, quero causar de certa forma um impacto e fazer com que as pessoas parem para reparar”.

Arte Plural - Criada em 2005, no Bairro do Recife, centro histórico da cidade, a galeria é referência obrigatória no roteiro de quem quer comprar arte e participar de eventos culturais de qualidade. Consolidou-se como espaço de convergência para profissionais e amantes das artes plásticas e visuais, ambientação, arquitetura, decoração e literatura. Sua programação anual inclui exposições de artistas do circuito local e nacional.

Serviço:
“Únicos e Múltiplos” – Álvaro Caldas, Bruno Monteiro e Dyógenes Chaves;
Abertura: 19 de março, às 19h (para convidados);
Período de exposição: de 20 março a 28 de abril - terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 16h às 20h;
Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Recife - PE;
Entrada franca;
Informações: (81) 3424-4431;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente