Mamam no Pátio tem primeira exposição de 2013

Nina Fischer e Maroan El Sani

Uma proeminente fonte de exploração mineral transformada em ilha fantasma. Um antigo estaleiro hoje usado para fabricar turbinas eólicas. Um subúrbio turbulento com potencial para ser o novo point de entretenimento da cidade. A transformação dos cenários e espaços urbanos e seus respectivos usos é a matéria-prima da exposição “A Memória do Concreto”, dos artistas alemães Nina Fischer e Maroan El Sani, inaugurada na última quinta-feira (28), no Mamam no Pátio. 

A mostra, com curadoria da brasileira Tereza Arruda, é composta pela exibição de quatro trabalhos audiovisuais da dupla, que exploram roteiros imaginários com um viés contemporâneo, em cidades da Holanda, Japão, Alemanha e Dinamarca. O projeto “A Memória do Concreto” foi inspirado na transformação da Alemanha no contexto pós Guerra Fria. Impressionados com o processo de reocupação dos centros urbanos de Berlim, deram início a um trabalho de investigação sobre o processo de transição, a memória coletiva desses espaços e o futuro a eles destinados.

Esta é a primeira exposição de 2013 do Mamam no Pátio, um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura do Recife, e integra o programa de residências do museu.  Pela primeira vez  no Brasil,  Nina e Maroan escolheram  a capital pernambucana para passar 10 dias. Os dois exploraram principalmente os bairros da Boa Vista, São José, Santo Antônio e Bairro do Recife, em busca de elementos para produzir uma nova etapa de “A Memória do Concreto”. “É muito interessante andar pelo Recife porque você pode perceber pelas arquiteturas as diferentes épocas e usos dos edifícios”, refletiu Maroan.

O cineasta e idealizador do espaço cultural B³, Yann Beauvais, compareceu à inauguração da exposição para conhecer o trabalho da dupla alemã. “A produção deles é muito cinematográfica. É bem interessante porque eles exploram ritmos diversos e também são muito cuidadosos com o formato dos filmes e vídeos exibidos”, disse. "A Memória do Concreto" fica em cartaz até o dia 27 de abril, de terça a sexta, das 13 às 16h e sábados das 12 às 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado