Exposição Diário das Frutas aporta nesta terça (12) no Centro Cultural Correios


A inauguração da exposição Diário das Frutas-Crônicas de Bruno Albertim e Pinturas de Tezeza Costa Rêgo, está envolvida num clima de festa. Nesta terça-feura (12), às 19h30, quando a mostra for aberta aos convidados no Centro Cultural Correios, as cidades de Recife e Olinda já estarão celebrando os seus aniversários de 476 e 478 anos respectivamente. Com patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura, a mostra, cuja temporada segue até dia 26 de maio, estará à disposição do público a partir da próxima quarta-feira (13).

Na exposição Diário das Frutas, idealizada pela pintora Tereza Costa Rêgo e pelo jornalista Bruno Albertim, as frutas, apontadas como entidades vegetais, são articuladas como elementos da construção identitária do Nordeste, cujo viés revela-se a partir de uma certa sensualidade antropológica extraída de cada fruta. Dessa forma, as telas e crônicas retratam as visões que Tereza e Bruno têm do caju, da manga, da jaca, mangaba, sapoti, bacuri, jambo, carambola, pitanga, cajá, maçã e pera.

As doze crônicas escritas por Bruno foram utilizadas para catalizar a narrativa pictórica de Tereza, pintora que sempre utilizou as frutas entre os elementos de sua linguagem plástica. Mas, a mostra Diário das Frutas também ganhou destaque nas vozes de artistas e músicos, dentre outros profissionais, que interpretaram e gravaram as crônicas do jornalista como as atrizes Ana Nogueira, Márcia Cruz e Leandra Leal, além da cineasta Hanna Godoy. Também há registros feitos pelo escritor Xico Sá, pelo ator Matheus Nachtergaele e pelos os músicos Fábio Trummer, da banda Eddie, e Zé Cafofinho (Thiago Andrade), além do cantor Emílio Santiago. O público poderá ouvir os textos gravados nas plataformas sonoras instaladas pela exposição.

Serviço:
Diário das Frutas-Crônicas de Bruno Albertim e Pinturas de Tezeza Costa Rêgo
Abertura: Amanhã, às 19h30
Centro Cultural Correios/Recife (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife)
Visitação: de 13 de março a 26 de maio (de terça a sexta das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h)
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife