Espetáculo Iyá Ominibu se despede encantando o público


DIA 09 MARÇO | 21H | TEATRO ARRAIAL | RUA DA AURORA

Estreado no ultimo dia 22 de dezembro na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos, com o incentivo Funcultura, o espetáculo Iyá Ominibu, que é resultado de 10 meses de oficinas promovidas pelo Afoxé Oxum Pandá, se despede do público neste fim de semana. Com uma hora e meia de duração e um elenco de bailarinos iniciantes (exceção apenas para a coreógrafa Dadá Santana e a colaboladora Raquel Araújo, bailarina do Bacnaré). Este espetáculo conta a história da criação do mundo e dos homens a partir da cultura e cosmovisão yorubana no Brasil, tendo como sustentáculo desta criação o Orixá Oxum (matrona do Afoxé), deusa da fertilidade, da maternidade, da riqueza, beleza e prosperidade. Aliás Iyá Ominibu significa em yorubá 'mãe das aguas profundas', águas estas onde descansa tudo o que é lançado ao rio, onde Oxum guarda seus segredos.
Para sua montagem o projeto reuniu alguns dos melhores profissionais das áreas da cultura negra pernambucana dentre estes, Dadá Santana (Bailarina e Coreógrafa), Lepê Correia (Mestre em Literatura Africana), Rivaldo Pessoa (percussionista), e Jorge Riba, percussionista, cantor, e principal compositor do Afoxé Oxum Pandá. De acordo com a produção este espetáculo vem também para facilitar a implementação da Leis 10.639/03 que trata do ensino da história e cultura africana e afrobrasileira no currículo escolar. O Ìyá Ominibu, vem suprir também uma lacuna deixada na educação brasileira, onde apenas os conhecimentos orais podem preencher.
Com a participação especial do Afoxé Ogum Toberinã através de seus alagbes Diogo Ajagunan e Amanda,e da bailarina Raquel Araujo (Bacnaré) o Iyá Ominibú se despede do público no próximo sábado dia 09 de março as 18h  no Teatro Arraial, na ocasião, será realizada a Formatura do Elenco e a Doação Oficial de todo o Material produzido no porjeto para o Afoxé Oxum Pandá.  A entrada é franca. O projeto é uma realização da Nativa Comunicação em parceria com o Afoxé Oxum Pandá e tem a produção da Duafe Produções. Incentivo Funcultura. Informações: 8544 6374 / 9463 2005 / 9761 6984.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife