Espetáculo e leitura de Layla Metssitane dão vida à obra de Amélie Nothomb


No próximo dia 16 de março, às 19h30, a atriz e diretora Layla Metssitane, em conjunto com a Companhia Théâtre des Hommes, apresenta, na unidade Derby da Aliança Francesa do Recife, o espetáculo teatral “Stupeur et tremblements” – Temor e Tremor, na tradução para português. A peça é baseada no livro homônimo da escritora belga Amélie Nothomb, obra vencedora do Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa, em 1999.

O espetáculo narra a história de Amélie Nothomb. Filha do embaixador da Bélgica em Roma e sobrinha-neta do político Charles-Ferdinand Nothomb, a escritora passa os cinco primeiros anos de vida exilada no Japão, país que lhe marcou profundamente. Após viver em países como China, Bangladesh e Bélgica, este último onde se formou em filologia romana, retorna, aos 23 anos, ao Japão para trabalhar. Com um contrato firmado de um ano, o emprego, inesperado para ela, trouxe-lhe várias surpresas. Vista em um ambiente em que não está habituada, onde a hierarquia e obediência são a base da cultura e da empresa onde trabalha, Amélie considera ter tirado muitas lições. Incompreendida e rejeitada, viu-se confrontada a uma mentalidade até então desconhecida para ela.

Essa experiência lhe rendeu o livro "Stupeur et tremblements", no qual a protagonista é ela mesma, em uma expressão autobiográfica. Nele, Amélie não pretende atacar ou julgar os costumes e estilo de vida dos japoneses. Pelo contrário, apresenta a visão humilde, divertida e inteligente de uma moça confrontada com um mundo novo.

Segundo Layla Metssitane, atriz e diretora francesa, a mensagem do livro poderia ser: "É preciso observar bastante, ouvir bastante, antes de julgar o outro apressadamente". E foi isto o que ela tentou fazer ao encenar as palavras de Nothomb. A palavra de Nothomb é forte, grave, sensual, inteligente, irrisória, dolorosa. Basta soltá-la, deixá-la voar acima do mundo do público para ela livrar tudo o que está nela.

Além do espetáculo, no idioma francês, marcado para o dia 16 de março, Layla Metssinitane fará uma leitura, no dia 15 de março, às 17h30, na Biblioteca da Unidade Derby da Aliança Francesa do Recife. Entrada franca nas duas apresentações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente