Curta Doze e Meia exibe vídeos pernambucanos com temática afro

Igbadu. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), o Curta Doze e Meia apresenta uma programação recheada de curtas pernambucanos relacionados ao tema do mês, “Identidades Afro”. Na sessão, que tem como foco a discussão sobre os principais aspectos da cultura afro, serão exibidos os vídeos “A Igreja Evangélica e a Cultura Afro Brasileira”, “Exu come primeiro”, “Rosário do Sertão” e “Igbadu - Cabaça da Criação”. Após a exibição, haverá bate-papo descontraído com o diretor Willamy Tenório. As atividades do cineclube ocorrem todas as quintas-feiras, a partir das 12h30, no auditório do Centro Cultural Correios Recife, com entrada gratuita. O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização da Arrecife Produções e tem o apoio do Centro Cultural Correios, da Opa! Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.
        
Vídeos a serem exibidos:


A Igreja Evangélica e a Cultura Afro Brasileira (PE)
Direção: Willamy Tenório
Doc, 2010, 15 min

Da transformação do pai de família sem rumo, de volta ao lar e convívio social, as meninas de baixa renda que se transformam em bailarinas de dança Afro, o que há em comum entre Igrejas Evangélicas e Grupos de Cultura Afro. Neste cenário de oposição, vamos conhecer, e desmistificar preconceitos e expor visões distintas de instituições transformadoras, e construtoras de culturas específicas.

Exu Come Primeiro (PE)
Direção: Alice Gouveia
Ani, 2008, 02min

Antes dos trabalhos nos terreiros entrega-se a comida de Exu. Animação realizada para a série “Vamos Comer Pernambuco”.

Rosário do Sertão (PE)
Direção: Márcia Mansur e Hanna Godoy
Doc, 2009, 16min

Sertão Pernambucano, Rio Pajeú. A Confraria do Rosário dos Pretos de Floresta todos os anos coroa reis e rainhas. Em um cenário árido repleto de histórias acompanhamos a celebração e a devoção na festa que acontece desde os tempos da escravidão, todo dia 31 de dezembro.

Igbadu - Cabaça da Criação (PE)
Direção: Carla Lyra
Doc, 2007, 16min

O mito da cabaça - Igbadu - é um elo de ligação da criação artística com as raízes africanas e religiosas. Em Pernambuco, a influência da tradição religiosa na criação musical foi resgatada em três terreiros: Sítio de Pai Adão - o mais antigo de Pernambuco, o Terreiro Ilê Oba Aganju Okoloya - Terreiro de Mãe Amara e a Sociedade Religiosa Africana Santa Bárbara - Nação Xambá e imagens do terreiro Ilê Asè Yemoja Ogúntè.

Serviço:
Cineclube Curta Doze e Meia
“Identidades Afro”
Dias 21 e 28 de março de  2013
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
Entrada gratuita
Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife