Centro Cultural Correios recebe o “Trocadilho: I Encontro Prático e Teórico de Pesquisa em Danças Populares”

Tainá Barreto. Foto: Fábio Lira

Nesta quarta-feira (20), o Centro Cultural Correios recebe na programação do “Trocadilho: I Encontro Prático e Teórico de Pesquisa em Danças Populares”, das 14h às 17h, com “Pés Alados e um Coração de Barro”, palestra-demonstração do Grupo Peleja, com os atores-dançarinos Lineu Gabriel e Tainá Barreto; além de “Na Roda do Mundo”, aula-espetáculo com Helder Vasconcelos. Entrada gratuita. O evento, com incentivo do Funcultura, conta com programação até sábado (23).

Na demonstração técnica Pés Alados e um Coração de Barro, o Grupo Peleja evidencia sua trajetória de buscas e investigação de um corpo cênico calcado na pesquisa sobre as danças populares em diálogo com elementos da dança contemporânea e do teatro físico. O público é convidado a compartilhar de um processo de trabalho que envolve desde a etapa de manipulação de energias, à construção de estados e qualidades corporais, até jogos de relação e improvisação com matrizes corpóreo-vocais.

Helder Vasconcelos. Foto: Lenise Pinheiro
Na aula-espetáculo Na Roda do Mundo, Helder Vasconcelos abordará um dos aspectos mais importantes da sua prática, que é a relação do teatro com a música e a dança, relação profundamente integrada em que um elemento não se dissocia do outro. Suas principais escolas são as tradições do Cavalo Marinho (teatro popular, tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e do Maracatu Rural (cortejo ligado ao carnaval pernambucano), construindo, a partir daí, o seu caminho pessoal, descobrindo como os princípios contidos nessa formação podem se desenvolver também em outros contextos. Debate com o público ao final.

Serviço:
Centro Cultural Correios
Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife. 
Informações: 3224-5739

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado