Agenda dos Equipamentos Culturais da Prefeitura do Recife de 19 a 24 de março


1. Museu da Cidade do Recife

- Exposição Recife – Década de 40

A mostra reúne 60 fotografias do acervo do museu de Alexandre Berzin, Mendel e Augusto Rodrigues, além de documentos, plantas, objetos e vídeos. Também faz parte o vídeo de Ugo Falângola, do acervo da Fundação Joaquim Nabuco que mostra o Recife nos anos 40, e um vídeo com depoimentos de José Luiz da Mota Menezes, Tereza Costa Rêgo, Fernando Spencer , Ariano Suassuna, entre outros artistas e intelectuais, falando das transformações da cidade e dos costumes.
Em exibição até 20 de abril de 2013

- Imagens do Recife – Pontes
A mostra, com curadoria de Josivan Rodrigues, exibe 30 fotografias do acervo do Museu, datadas do início do século 20 até os anos 1980. 
Aberta para visitação até 13 de abril

- Ação Educativa
Como parte das atividades de comemoração do aniversário do Recife o Museu da Cidade promove, até o dia 20 de abril, um programa educativo com o tema “Aqui se aprende a amar a cidade”. Através de uma visita teatralizada às dependências do Museu, crianças e adolescentes aprendem sobre os símbolos do Recife, como o hino e a bandeira, e conhecem não só as exposições, que contam a história do município, mas o próprio Forte das Cinco Pontas, que teve papel fundamental na formação e proteção da cidade. 

As escolas interessadas em participar do Programa Educativo do Museu da Cidade, em homenagem aos 476 anos do Recife, devem agendar uma visita gratuita ligando para o número (81) 3355-9543

Aos sábados, as visitas guiadas acontecerão às 10h e às 15h.


- Documentário: Doce Brasil Holandês
Exibição aos sábados, 16 e 23 de março, 06 e 13 de abril, sempre às 16h
Documentário de Monica Schmiedt.
Duração: 52 minutos
Sinopse: O filme é uma coprodução entre Brasil e Holanda, produzido em 2010, e narra as raízes e as contradições do mito que se criou acerca da invasão holandesa em Pernambuco, no século XVII. Através de entrevistas com pesquisadores e conversas com pessoas comuns, tentam explicar o período de 24 anos em que os invasores estiveram por aqui (de 1630 a 1654) e a saudade que os recifenses dizem sentir da época.

Museu da Cidade
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
Informações: (81) 3355-9543

2. Museu Murilo la Grecca

- Exposição “Obras Públicas - Obras do Acervo” 
Curadoria: Bruna Pedrosa

A exposição Obras Públicas de Murillo La Greca sugereum passeio por alguns roteiros turísticos da cidade. Através deles, mostramos a parte do nosso acervo que corresponde aos estudos feitos por Murillo e que deram origem a tais obras. Os visitantes são convidados a perceberem essas obras no contexto urbano que as recebem e a percorrer a cidade na descoberta destes lugares peculiares, a fim de reconstruir um pouco a história do Recife e a nossa própria.
Acesso livre

- Praia do La Greca
A ‘praia’ é uma inciativa do projeto “Eu quero Nadar no Capibaribe – e você?” e já teve algumas edições em outros lugares da cidade. Com música, piscinas plásticas, bebidas e petiscos, o evento convida as pessoas a levarem seus aparatos de verão, como bóias, cadeiras, guarda-sóis ou outros elementos que caracterizem o democrático ambiente de uma praia.

A idéia é fazer uma praia sustentável, então devem ser evitados copos descartáveis, sacolas plásticas e coisas do gênero.

Data: 24 de março
Horário: a partir das 12h
Local: Jardins do Museu
Entrada gratuita


Curso Básico de Fotografia
O curso será ministrado por Daniel Paza e abordará a anatomia da câmera, tipos de lentes, exposição, abertura e velocidade, ISO e balanço de branco. Os interessados devem levar seu próprio equipamento.
Investimento: R$ 250,00     
Período: 23 e 24 de março 2013 (sab. e domingo) 
Horário: das 9h às 17h


Museu Murillo la Greca
Endereço: R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366
52060-030 Parnamirim, Recife – PE
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Informações: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 | (81) 3355-3129

3. Teatro Barreto Junior

- Sarará
No dia 20 de março o Teatro Barreto Júnior recebe o espetáculo Sarará. Serão 3 sessões gratuitas, sendo as duas primeiras, às 10h e às 15h30, fechadas para alunos de escolas da rede municipal de ensino. A última sessão, às 19h30, é a aberta ao público, que deve chegar ao Teatro com 1 hora de antecedência para retirar o ingresso.

Sinopse: A miscigenação da cultura brasileira é o tema dessa festiva montagem, com direção geral de Paulo Henrique Ferreira e direção artística de Marília de Andrade. Inspirada na frase “A alegria é a prova dos nove”, do manifesto antropofágico do modernista Oswald de Andrade, a coreógrafa concebeu o roteiro, formado por diferentes quadros (de títulos Ritual, Pavão Misterioso, Alma Lírica e Festa), todos baseados na cultura brasileira. Assim, expressam-se verdadeiros estados de alma e poesia, com trilha sonora inspirada em melodias e ritmos brasileiros. No elenco, Paulo Henrique Ferreira, Dave Carvalho, Fernanda Lobo, Fernando Gomes, Mieja Chang, Roberta Cunha e Suarrily França.
I FESTIVAL DO ENCONTRO DAS ÁGUAS E DA VIDA
Nesta quinta-feira, 21 de março, às 19h, a Escola Mangue, do Pina, promove ações de resgate das produções e tradições estuarinas que enfatizem as culturas locais como forma valorização e transmissão do conhecimento popular sobre o meio ambiente do mangue. Disseminar e divulgar a coleção Moda mangue como produção das mulheres do Mangue.

Teatro Barreto Junior
Endereço: Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina 
Telefone: 3355-6398

4. Mamam no Pátio
Memória do Concreto
O projeto Memória do Concreto foi inspirado na transformação da Alemanha no contexto pós Guerra Fria. Impressionados com o processo de reocupação dos centros urbanos, deram início a uma investigação sobre o processo de transição, a memória coletiva desses espaços e o futuro a eles destinados. Os artistas trabalham sempre em parceria na efetivação de sua obra artística, a qual é focada principalmente na produção de filmes e vídeos que lidam com temas da contemporaneidade. 

Mamam no Pátio
Endereço: Pátio de São Pedro, Casa 17, Santo Antônio, Recife-PE
Visitação: terça a sexta – das 13h às 18h
sábados – das 12h às 17h
Agendamento: 3355-6765

5. Teatro Santa Isabel
- Banda Sinfônica da Cidade do Recife
Data: 20/03 – quarta-feira
Horário: 20h
Nesta quarta-feira, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR) se apresenta no Teatro Santa Isabel, tocando um repertório que irá do erudito ao popular, com regência de Nenéu Liberalquino.
Acesso livre – o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro, uma hora antes do evento


Piano Itinerante com Miguel Proença
Data: 21/03 – quinta-feira
Horário: 20h30
A série de concertos do projeto “Piano Itinerante com Miguel Proença”, iniciou em 2012 e percorreu seis cidades brasileiras levando música clássica a preços populares ou gratuitos. Dando continuidade a esta iniciativa, o pianista Miguel Proença executará Villa-Lobos, Debussy, Chopin, Gluck e Ravel.

Teatro de Santa Isabel
Endereço: Praça da República, s/n, Santo Antônio
Telefone: 3355.3322
www.teatrodesantaisabel.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo