Dia do Frevo comemora título de Patrimônio da Humanidade no Sábado de Zé Pereira


A história e a origem do frevo serão exaltadas no Dia do Frevo (09 de fevereiro), que este ano coincide com o Sábado de Zé Pereira. A comemoração ganha ainda mais importância este ano, pois comemora o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade conquistado em dezembro do ano passado. A festa servirá como um “esquente” para os foliões que seguem o desfile do Clube de Máscaras O Galo da Madrugada e irá das 5h até as 9h30, horário da largada da agremiação mais importante do Carnaval recifense.

Para a celebração ao frevo, a Prefeitura do Recife preparou uma programação especial que começa bem cedinho, às 5h da manhã, com clarinadas de 15 em 15 minutos, na Ponte Duarte Coelho, onde está instalada a alegoria gigante do Galo. São 10 clarins que anunciam o início da festa. A concentração para o Cortejo do Frevo começa, às 7h, na Rua do Sol, com bandas de música centenárias, orquestras, passistas, capoeiras, clubes e troças. A comemoração também contará com a presença de compositores, maestros e intérpretes de frevo.

A partir das 8h, o desfile começa com uma queima de fogos de artifício. O cortejo mostrará a influência da capoeira na dança do frevo. Dez “capoeiras” do Grupo Capoeira e Passo do Centro Daruê Malungo, liderado pelo mestre Meia-Noite, se apresentam na saída pela Avenida Guararapes. O desfile segue ainda pela Avenida Dantas Barreto e Rua de São João, retornando para a Rua do Sol.

No cortejo, três bandas musicais centenárias exemplificam a origem do frevo, a partir do dobrado. Tocando um frevo menos acelerado, as bandas Capa Bode (Nazaré da Mata – fundada em 1888), Revoltosa (Nazaré da Mata - fundada em 1915) e Pé de Cará (Timbaúba - fundada em 1922) desfilam uniformizadas mostrando a essência do frevo. As bandas tocarão “Cabelo de Fogo”, do Maestro Nunes; “Lágrima de Folião”, de Levino Ferreira; “Mordido”, de Alcides Leão; “Galo de Ouro”, do Maestro Zé Menezes.

O cortejo também contará com os clubes carnavalescas Lenhadores e Pás Dourada e as troças Abanadores do Arruda, Tô chegando Agora e Batutas de Água Fria; quatro orquestras de frevo - Vereda Tropical, Orquestra de Adelmo Apolônio, Raízes Pernambucanas e 19 de Fevereiro; e passistas da Escola Municipal de Frevo, Grupo Folclórico Zenaide Bezerra, Cia de Dança Daruê Malungo, Grupo de Dança Maria Lopez e da Cia Cultural da Bomba do Hemetério.

No Galo da Madrugada, a Prefeitura do Recife marca presença com trio elétrico comandado por Elba Ramalho e Silvério Pessoa. Na ordem de trios eletréticos, será o quinto do desfile.
 
Serviço:
Dia do Frevo
09 de Fevereiro, Sábado de Zé Pereira
5h – Clarinadas, de 15 em 15 minutos, com 10 clarins na Ponte Duarte Coelho
7h – Concentração para Cortejo do Frevo na Rua do Sol
8h – Cortejo com passistas, capoeiras, bandas centenárias, orquestras, clubes e troças (Percurso: Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, Rua de São João, retorno para a Rua do Sol)
9h30 – Trio elétrico da Prefeitura do Recife com Elba Ramalho e Silvério Pessoa no desfile do Galo da Madrugada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife