Blog, uma ferramenta a favor da cultura

Blog Satisfeita, Yolanda?


Por Erika Fraga

Já faz um bom tempo que as ferramentas tecnológicas fazem parte do cotidiano das pessoas, e essa realidade se fortalece diariamente. A blogosfera, por exemplo, é uma das mídias que mais crescem. Segundo pesquisas da Tchenorati, existem aproximadamente 200 milhões de blogs no mundo todo, estima-se também que surgem 120 mil novos blogs diariamente. Mais do que entreter, o blog é uma ferramenta valiosa para a disseminação da cultura.

Poeta Felipe Júnior -  Foto FCL Produções
Pernambuco é um dos Estados que mais investem na cultura, e esse segmento é bem explorado pelos blogs. Temos vários blogueiros cultuais, que através dos seus posts espalham para o mundo toda a nossa riqueza cultural. O poeta Felipe Júnior é uma dessas pessoas que dedica boa parte do seu tempo divulgando a literatura de cordel. Em 2008, ele criou o ConVersando (www.poetafelipejunior.com), um espaço dedicado à arte, cultura, educação e cidadania. Atualizado diariamente, o blog tem parceria com vários escritores, poetas e colunistas e possui uma média de 400 visitações mensais. “Há um bom tempo sentia falta de um espaço virtual no qual o escritor pudesse expressar sua ideia e o leitor pudesse formar sua opinião. Vejo o Blog ConVersando sendo um diferencial entre os tantos blogs que existem. Nosso foco principal é tornar o blog um cenário popular e um espaço de cultura”, revela Felipe.

O poeta, que é paraibano, mas mora no Recife há um bom tempo, é um dos integrantes da Cactus Cordelaria, uma das principais empresas de edição de cordel do Estado de Pernambuco, e também presidente da União dos Cordelistas de Pernambuco (Unicordel). Felipe acredita que o blogueiro tem um papel fundamental no chamado “jornalismo caseiro” e isso o torna fundamental em um mundo tão conturbado. “Sinto-me realizado ao fazer minha parte. Sou apenas um instrumento de cultura que veio trazer um diferencial”, afirma.

Blog Lij-PE
Também no universo da literatura, encontramos o Literatura infantil e juvenil de Pernambuco para o mundo (Lij-PE) (lij-pe.blogspot.com.br). Criado por Antonio Nunes, o blog conta com a colaboração da escritora Telma Brilhante. Em apenas dois anos de existência, comemorado neste mês, ele já tem quase 28 mil visualizações. Criado por conta da necessidade de divulgar e interagir com as pessoas da área de literatura infantojuvenil, o blog é destinado aos professores de um modo geral como forma de contribuir para agregar mais conhecimentos. No Lij-PE, encontramos dicas de livros, cursos, novidades do mundo literário, sem falar que ele é um espaço onde se valorizam os escritores e ilustradores local.

Uma das grandes inquietações no universo da blogosfera é quanto ao papel que o blogueiro desempenha na sociedade. No geral, o bloguista, como também é conhecido, é um prestador de serviços de muita importância para a sociedade, ele desempenha acima de tudo o papel de formador de opiniões. Para Pollyanna, umas das responsáveis pelo blog Satisfeita, Yolanda? (www.satisfeitayolanda.com.br/blog/), o blogueiro é resultado da democratização de olhares que a internet propicia.

Pollyanna Diniz e Ivana Moura - Foto  Nando Chiappetta
Criado há dois anos pelas jornalistas Pollyanna Diniz e Ivana Moura, a página trata de assuntos relacionados às artes cênicas. “Percebemos que havia uma carência de um espaço de reflexão e discussão em Pernambuco sobre esse segmento. No blog, nós acompanhamos a produção nacional, mas principalmente a local, com críticas de espetáculos, entrevistas, notícias sobre políticas culturais para o setor”, descreve Pollyanna. Em um curto prazo de tempo, o Satisfeita, Yolanda? consolidou-se em meio aos leitores. Só em 2012, foram quase 70 mil visitas. “É um número que nos surpreende, já que escrevemos sobre uma linguagem muito específica: o teatro. As pessoas cobram atualização, cobram quando não escrevemos sobre determinado espetáculo, quando não acompanhamos tal evento. O blog conseguiu efetivamente se estruturar e se manter como um canal de comunicação e reflexão sobre as artes cênicas”, revela.

O blog consegue se diferenciar porque é fruto de duas jornalistas apaixonadas pelo teatro e compromissadas pelo seu trabalho. Ivana escreve sobre teatro há mais de 20 anos e, além de credibilidade, esse fato transmite mais confiança ao leitor. “A crítica teatral vem perdendo força nos espaços “formais”, e o modelo antigo de crítica também não abarca mais a nossa produção contemporânea e múltipla. A internet se torna então um meio de discussão muito eficiente”, afirma. Ainda segundo a jornalista, a “formalização” do papel de crítico na internet é difícil, já que a maioria dos críticos ainda não consegue manter-se financeiramente somente com internet. Por isso muitos blogs não conseguem se consolidar.

Infelizmente ainda há receio por parte de alguns empresários em investir nesse novo modelo de marketing virtual. É preciso quebrar as barreiras, os paradigmas e olhar o blog como espaço de construção. Acima de tudo é preciso ter tempo, esforço e dedicação, as coisas não acontecem do dia para a noite. “Acredito que o “trabalhador merece o seu salário”. Entretanto, é importante analisarmos essa ideia para que não haja nenhum interesse excessivo por parte do blogueiro. Hoje temos convênios de divulgação com várias empresas. Isso basta para que o blog (ConVersando) se sustente e que façamos um bom trabalho”, comenta Felipe.

Um dos exemplos de persistência é o blog Bom Lazer (www.bomlazer.com) do músico Jacytan Melo. A sua história começou no ano de 2005, antes mesmo de se transformar em uma plataforma virtual. Nessa época ele era um informativo publicado em folha A4, com uma tiragem mensal de dois mil exemplares distribuídos em portas de teatros. Só em 2009, o informativo passou a ser um blog. Atualmente, ele recebe visitas de internautas de países como Rússia, Ucrânia, Canadá, Estados Unidos, China, Alemanha, entre outros; tendo uma média de oito mil visitas mensais, chegando por vezes a dez mil.
Jacytan Melo - Foto Marcos Melo

Finalista no Prêmio Top Blog 2012 (a maior eleição de blogs do Brasil), na categoria “música”, o Bom Lazer divulga com muita maestria o universo da música. Mais voltado para o cenário alternativo, ele é considerado uma vitrine para as bandas locais. Segundo Jacytan, o Bom Lazer já pode ser considerado um blog rentável, no entanto o que se apura é apenas para cobrir custos do trabalho. “O apoio das empresas veio de uma forma natural e não foi de imediato. A busca só começou a tomar forma após três anos de existência do blog. A procura das empresas fez-me especializar, buscar profissionais especializados em SEO, que trabalham na otimização de projetos e websites para prestar um melhor serviço”, conta. De acordo com o músico, que ainda mantém outros 21 blogs, o anunciante está investindo e busca resultados, e quem quer viver exclusivamente de blogs de cultura pode-se preparar para muito trabalho, muito estudo e esperar por resultados, que não chegam logo.

Enfim, não existe uma receita para fazer sucesso em um blog, você tem que amar o que faz, no entanto é preciso concordar que o reconhecimento é fruto de muito trabalho, perseverança, dedicação, inspiração, simplicidade, estar antenado o tempo todo e acima de tudo gostar de se comunicar com as pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)