Azul, rosa e amarelo predominam na decoração do 49º Baile Municipal do Recife


O coordenador executivo do Carnaval do Recife 2013 e do Baile Municipal e presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Roberto Lessa, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (1º), no Chevrolet Hall, sobre a decoração do 49º Baile Municipal do Recife. O rei e a rainha do Carnaval 2013, Ivanildo Plínio e Patrícia Fernandes, acompanharam o momento junto às instrumentistas da Orquestra Só Mulheres e os passistas da Escola de Frevo do Recife.
 
“As cores do carnaval e o preto e branco das fotos de Alcir fizeram uma composição muito bonita, alegre, representando também o talento diversificado que Pernambuco tem”, explicou Lessa. O projeto cenográfico do Baile Municipal foi produzido pelo arquiteto Carlos Augusto Lyra e sua equipe e tem como fio condutor a imagem de Naná Vasconcelos, homenageado do Baile, e as cores azul, rosa e amarelo. Totens de Naná e do fotógrafo Alcir Lacerda (in memoriam), já estão a postos na entrada do Chevrolet Hall para acolher os foliões. Estampas estão presentes em todos os espaços, reservando intervalos para os cliques do Recife monocromático, registrados por Alcir. 
 
Segundo Carlos Augusto, o trabalho foi desafiante e o resultado bem-sucedido: “No início fiquei apavorado porque o mote da fotografia sempre guiou a cenografia. Só que o trabalho de Alcir é preto e branco e o carnaval sempre tem muito colorido. Queríamos preservar as características do trabalho de Alcir e acredito que conseguimos fazer uma leitura muito bonita para este Baile”. 
 
Cerca de 10 mil pessoas são aguardadas no 49º Baile Municipal, que terá como atrações o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, as Orquestras Popular da Bomba do Hemetério, comandada pelo Maestro Forró; Popular do Recife, do Maestro Ademir Araújo (o Formiga); e a SpokFrevo Orquestra, do Maestro Spok. Além disso, o músico convidado, Jorge Ben Jor, e dez artistas da terra farão os foliões dançar durante toda a noite: Almir Rouche, Nena Queiroga, Claudionor Germano, Coral Edgard Moraes, André Rio, Marrom Brasileiro, Josildo Sá, Ed Carlos, Alceu Valença e Elba Ramalho. 
 
VISTORIA – Além das vistorias preventivas de praxe, feitas por órgãos como Crea, Celpe, Codecir e Vigilância Sanitária, a coordenação do Baile solicitou ao Corpo de Bombeiros uma revista para aconselhamento quanto à estrutura do Baile. As duas adequações recomendadas pelos Bombeiros já foram  atendidas. De acordo com Virna Lima, responsável pela execução da cenografia do Baile Municipal, todos os cuidados foram tomados para garantir a segurança dos foliões: “Seguindo as orientações, efetuamos a troca de alguns refletores, de forma que estes não tocassem no tecido, e a casa renovou a sinalização das saídas de emergência”.
 
TRANSMISSÃO - O 49º Baile Municipal do Recife, que acontece neste sábado, 2 de fevereiro, no Chevrolet Hall, será transmistido ao vivo pela internet. A web tv poderá ser acessada através do site oficial do Carnaval do Recife 2013,www.carnavaldorecife.com.br, também acessível para tablets e smartphones. Ao todo, 15 profissionais e 4 câmeras estão envolvidas na cobertura para transmissão pela internet. e os apresentadores serão Márcio Bonfim, da Rede Globo Nordeste, e Isly Viana, da TV Clube/ Record. O streaming da festa começa às 20h.
 
FANTASIAS – Além do tradicional Concurso de Fantasia do Baile Municipal, este ano a festa preparou o Concurso Foto Fantasia Alcir Lacerda, que escolherá os trajes mais criativos dos foliões que se caracterizarem. São duas categorias, Originalidade, e Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade. O vencedor de cada categoria, que será conhecido durante o Baile, receberá o prêmio de R$ 2 mil. Além de caprichar no visual, quem quiser concorrer tem que chegar cedo ao Chevrolet Hall, já que só participarão da competição os 200 primeiros. O espaço do Foto Fantasia começa a funcionar às 20h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo