A Fundação Artístico Cultural Iberoamericana apresenta em sua sede a exposição Santiago de Compostela: Caminhos Portugueses, Patrimônios Culturais da Humanidade


Em Portugal, existe há doze séculos, um autêntico Itinerário Cultural, que conduz através do país à Santiago de Compostela. Os caminhos portugueses são dois: o da Costa, que parte de Lisboa, atravessa Oporto e chega até Tuí, na Galícia, e o caminho pelo interior, que parte de Faro, eventualmente em Lagos, chegando a Chaves até Verin (Galícia).

Neste Itinerário Cultural se dá a feliz coincidência de que muitas cidades, lugares e monumentos tenham sido declarados como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco e assim é possível simultaneamente a realização da viagem e peregrinação, conhecer Lisboa, Tomar, Alcobaça, Batalha, Porto, Guimarães, Évora, Coimbra e Santarém, um itinerário cultural vivo e contemporâneo que oferece arte, espiritualidade e paisagem.

Nesta exposição, são apresentados os desenhos realizados ‘’in situ’’ pelo arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá, um registro iconográfico emocionante desse belo itinerário percorrido. Aliados aos desenhos, os mosaicos da Arqt. Sandra Paro representam a Catedral de Santiago de Compostela e numa evocação de Portugal a Pernambuco, a Catedral São Pedro dos Clérigos (Recife) e Convento de São Francisco (Olinda,também Patrimônio Cultural da Humanidade), numa linguagem original e inovadora. 

Exposição: Seda da Fundação Artístico Cultural Iberoamericana
Rua Barreiros, 31 – Pina – Recife
(ao lado da Igreja do Pina)

Exposição: Até 01 de abril/2013
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Entrada gratuita

CONTATO FACI:
(81) 3467.1249 / 9963.4030
facirecife.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife