Senac e Sebrae promovem Feira da Gastronomia Regional

Flavio Miyamura. Foto: Divulgação

                                           
O Senac e o Sebrae promovem, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), uma Feira da Gastronomia Regional, com exposição de produtos e produtores locais, além de oficinas e degustação de receitas. A arena será instalada no Pátio de Eventos Chucre Massa Zazar, com entrada franca para o público.

O evento acontece paralelamente ao Festival Gastronômico do Agreste – No Ritmo de Luiz Gonzaga, que está movimentando 41 restaurantes de Gravatá, Caruaru e Bezerros. Os estabelecimentos apresentam pratos criados especialmente para a ocasião, com ingredientes típicos do Agreste e batizados em homenagem ao Rei do Baião.

Durante a feira, chefs como o pernambucano Cesar Santos e Flavio Miyamura (SP) vão utilizar ingredientes da região para desenvolver e criar novas receitas, explorando a utilização de cada produto na cozinha. Tudo ali aos olhos dos visitantes da feira. Essa mostra gastronômica tem o intuito de apoiar a cadeia produtiva local no segmento da alimentação e será a culminância do projeto Na Estrada: Sabores de Pernambuco, realizado pelo Senac e Sebrae.

“Nossa expectativa é mostrar que elementos presentes no dia a dia daquela comunidade, muitas vezes desvalorizados pelos próprios moradores por estar tão entranhados em seu cotidiano, podem ganhar nova roupagem e se transformar em grande atrativo, inclusive turístico”, declara a diretora regional do Senac, Lygia Leite.


Todas essas ações fazem parte do Programa Na Estrada: Sabores de Pernambuco, que contempla ainda ações de qualificação profissional. Todos os restaurantes participantes do festival receberam consultoria in loco dos profissionais do Senac e ainda puderam capacitar seus colaboradores, em cursos como aperfeiçoamento de cozinha e aperfeiçoamento para garçom, realizados nas carretas do Senac.

“A parceria com o Senac proporcionará uma atualização técnica aos profissionais desse segmento, bem como, uma melhor utilização dos insumos identificados na pesquisa que ajudarão a elaboração de novas opções de cardápios”, afirma Alexandre Ferreira, gerente da Unidade de Turismo, Gastronomia e Cultura do Sebrae em Pernambuco.

O Festival Gastronômico do Agreste e a Feira da Gastronomia Regional são uma realização do Senac e Sebrae Pernambuco com o apoio das Prefeituras de Gravatá, Caruaru e Bezerros, RioSol e Caruaru North Shopping.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente