Programação da CAIXA Cultural

Sempre um papo na CAIXA Cultural
A CAIXA Cultural Recife recebe, no próximo dia 27/11, a quinta edição do projeto "Sempre um Papo: Minas - Pernambuco", sempre com expoente da cultura mineira para debater com o público um tema que se conecta com a literatura. O evento tem entrada gratuita e começa às 19h.

Há 26 anos o projeto vem promovendo a difusão do livro e seus autores, com foco no incentivo ao hábito da leitura. Já passou por mais de 30 cidades, em mais de cinco mil eventos, atingindo um público de 1,5 milhão de pessoas. Este é o primeiro ano da versão mineiro-pernambucana do projeto. O Sempre um Papo é viabilizado através da lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e realizado pela Fiat Automóveis.

Serviço:
Minas – Pernambuco - Sempre um Papo
Dia: 27 de novembro, às 19h
Local: CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa nº 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife
Informações: (31) 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br

Quadrinista Liners na Caixa Cultural
O quadrinista Ricardo Liniers estará na CAIXA Cultural Recife no dia 30 de novembro para abrilhantar os últimos dias da exposição “Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers”, aberta a visitação desde 28 de setembro. Na rápida passagem pela cidade o argentino fará o lançamento do livro Macanudo 5, às 14h, e uma palestra sobre o universo macanudo às 19h.

Após a visita do artista, a exposição ainda estará em cartaz até o dia 2 de novembro, quando se despede da CAIXA Cultural Recife. A visitação acontece de terça a domingo, das 12h às 18h, na Galeria 2 , com entrada gratuita. As famosas tirinhas - Publicadas no jornal La Nación, e replicadas em jornais do mundo todo, as tirinhas de Liniers retratam situações cômicas de diversas personagens com forma e cores que, acompanhados ou não de linguagem escrita, transmitem reflexões profundas sobre diversos temas. A palavra macanudo, em espanhol, significa extraordinário, excelente, estupendo, magnífico. É um retrato da realidade com fantasia, diversão e melancolia. Liniers promove, com suas obras, uma visão absurda e bem humorada da vida.

O Artista - Liniers é o segundo nome de Ricardo Siri, que nasceu em 1973, em Buenos Aires, Argentina, e começou sua carreira fazendo fanzines. Mais tarde, seus trabalhos apareceram na revista Rolling Stone, Spirou, La Mano, entre outras. A arte de Liniers demonstra que na sua carreira de “artista sério” há de tudo, menos sisudez. De cachorros-abelha a cabeças flutuantes, de fumaças-fantasmas a monstros de chapéu. Os habitantes das pinturas de Liniers estão quase sempre em cenários surreais e habitam suportes que vão de grandes telas e enormes murais a pequenos quadrinhos e até tampa de privada. Tudo muito sério (só que ao contrário). São alguns dos recursos que o quadrinista usa para não se curvar à comodidade da palavra.

Serviço:
Exposição “Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers”
Visitação: Até 2 de dezembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a sexta, das 12h às 18h
Sábados e domingos, das 10h às 18h.
Lançamento do livro Macanudo 5 em Português, com sessão de autógrafos:  30 de novembro às 14h
Palestra “Universo Macanudo”, com Liniers: 30 de novembro, às 19h
Local: CAIXA Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife - Recife (PE).
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada gratuita
Recomendação etária: Livre
Produção: Mandacaru Design
Apoio: Ideafixa, Ilustrativa e Zarabatana Books
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado