Pernambuco leva sua cultura a Brasília


Pernambuco vai levar sua tradição para VIII Festival Brasília de Cultura Popular, que reúne, todos os anos, na Capital Federal, manifestações culturais dos mais variados cantos do País, com apresentações gratuitas de dança, música, teatro, entre outras ações. O Estado será representado pela Troça Pitombeira dos Quatro Cantos, Maracatu Piaba de Ouro, Cavalo Marinho Boi Pintado e Guerreiros do Passo – todos eles patrimônio imaterial. A participação da delegação pernambucana, com 82 integrantes, faz parte do projeto Passarela da Alegria, que é promovido pela produtora Aurora 21, com incentivo do Funcultura. 

As apresentações pernambucanas começam nesta sexta-feira (23), com o Maracatu Piaba de Ouro, às 21h, na área externa do Complexo Cultural da Funarte. No sábado pela manhã (24), é a vez do grupo de passistas Guerreiros do Passo ministrar uma oficina de frevo, no ponto de cultura Meninos da Ceilândia. Mais tarde, às 18h, o Cavalo Marinho Boi Pintado sobe ao palco para do Complexo Cultural da Funarte para uma aula-espetáculo. Como não poderia ser diferente, a noite termina com grande arrastão da cultura pernambucana pelas ruas, ao som da Pitombeira dos Quatro Cantos.

“Entendemos a nossa participação como um abraço fraterno no povo brasilense; uma louvação da cultura do povo brasileiro em seu extraordinário movimento criador, sua beleza, sua vitalidade. Estamos certos de que por tudo isso, além de informar os brasilenses natos e os oriundos de outras regiões do País, o festival será um momento de alegria e reconforto para a imensa legião pernambucana na Capital Federal”, comenta o produtor Felipe Cabral da Aurora 21.


Troça Pitombeira dos Quatro Cantos - Fundada em 1947, em Olinda, seu nome se deve aos galhos de pitombeira com os quais seus criadores saíam pelas ruas, entoando versos e cantigas de frevo. Em 1950, o grupo pela primeira vez desfilou fantasiado. Hoje, a Pitombeira desfila ricamente fantasiada, acompanhada pela Orquestra de Frevo Vereda Tropical - formada por 27 músicos com instrumentos de sopro e percussão, sob a batuta do Mestre Lessa. Seu hino, de autoria do compositor Alex Caldas, é um dos frevos mais conhecidos e cantados pelo povo de Pernambuco.

Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro - Representante do maracatu rural, também chamado de maracatu de orquestra. Além dos instrumentos de percussão, participam alguns instrumentos de sopro e o som rápido e forte dos chocalhos presos no surrão (bolsa de couro e madeira), que é parte da fantasia dos caboclos de lança. Essa manifestação tem sua origem na fusão de vários folguedos populares dos trabalhadores dos engenhos de açúcar, na Zona da Mata de Pernambuco. Foi fundado pelo Mestre Salustiano e transformou-se em uma referência para mais de 100 maracatus no Estado de Pernambuco. Divulgou a cultura em todo o Brasil e outros países como França, Cuba e Estados Unidos da América.

Cavalo Marinho Boi Pintado - É um teatro de rua tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Conduzido por música e dança, possui dezenas de figuras que podem estar pintadas, vestindo máscaras, paletós, chapéus, penas, golas ou armações de bichos. Figuras que dançam e compõe coreografias. Dançarinos que encenam. Figuras que improvisam, dialogam e interagem com o público. O Cavalo Marinho Boi Pintado é um dos representantes desse folguedo tendo sido fundado por José Grimário da Silva, com o apoio do saudoso Mestre Salustiano.

Guerreiros do Passo - O grupo foi formado por discípulos do Mestre Nascimento do Passo, famoso passista do Recife. Atuam em três áreas especificas do frevo: as oficinas, que acontecem gratuitamente aos sábados, na Praça do Hipódromo no Recife; o grupo de dança homônimo, que realiza apresentações contando a origem do frevo; e uma iniciativa de pesquisas, denominado Laboratório do Passo, que faz um levantamento dos passos esquecidos ou pouco exercitados da dança para trazê-los novamente à prática por foliões e passistas no Carnaval.

Serviço:
VIII Festival Brasília de Cultura Popular;
Dia 23: Maracatu Piaba de Ouro (21h);
Dia 24: Guerreiros do Passo (10h), Cavalo Marinho Boi Pintado (18h) e Pitombeira dos Quatro Cantos (23h);
Local: Complexo Cultural da FUNARTE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado