Pernambuco convida o Pará

Foto de Bernardo Dantas

A Arte Plural Galeria fecha o ano com o projeto “Pernambuco Convida”, que promove um intercâmbio entre fotógrafos dos vários estados do País. Nesta 3ª edição, os pernambucanos Alcione Ferreira, Bernardo Dantas, Hélia Scheppa, Priscilla Buhr e Ricardo Labastier recebem os paraenses Alberto Bitar, Anita Lima, Bob Menezes, Cláudia Leão e Ionaldo Rodrigues – cada um com três imagens. Juntos, eles armam uma grande exposição coletiva, a partir de 27 de novembro, com curadoria da jornalista e crítica de arte Simonetta Persichetti.

A mostra reúne linguagens e intenções diversas que se unem para apresentar ensaios totalmente livres. “São imagens da contemporaneidade. E desta vez estamos também trazendo novas experimentações, com fotografias Pinhole e feitas por Iphone. Dialogam no sentido que trazem à mostra questões da atualidade, como as cidades, o feminino, pequenos detalhes do dia a dia, paisagens, entre outros elementos”, destaca Simonetta. Ela ainda ressalta a importância do projeto por permitir que se crie um diálogo entre os estados, aproximando fotógrafos que talvez não tivessem oportunidade de saber um do trabalho do outro.

Para selecionar as imagens do Pará, a curadora contou com a parceria de Makiko Akao, proprietária da galeria Kamara Ko, em Belém. Os fotógrafos fazem parte do acervo do espaço. Entre os ensaios, Alberto Bitar apresenta “Efêmera paisagem”, inspirado nos cenários que ele observava da janela do carro, na infância. Já Ionaldo Rodrigues compartilha, na sua série, a influência da leitura de crônicas e relatos de viagem de religiosos, exploradores civis e militares que passaram por Belém do século XVII ao XIX. As fotografias de Anita Lima capturam fragmentos urbanos que parecem negar a turbulência do cotidiano das cidades grandes.


Entre as séries pernambucanas, podemos citar o trabalho de Hélia Scheppa, desenvolvido com o Iphone - desde a captura até o tratamento e postagem -, apresentando imagens de pessoas anônimas. No ensaio de Priscilla Buhr, intitulado "Eu vi Estelita", ela explora uma das áreas mais bonitas do Recife, ainda que esquecida e abandonada, o Cais de José Estelita. As fotografias de Alcione Ferreira versam sobre a presença sutil do feminino nas suas mais corriqueiras nuances. São fotos que privilegiam o silêncio através da subexposição da luz. Enquanto Ricardo Labastier utiliza a afetividade como elo de ligação entre a ideia e o resultado final, a imagem fotográfica pura.
  
Inédito – Em uma iniciativa inédita no estado, a 1ª edição do projeto ocorreu em março de 2010, tendo São Paulo como estado convidado. Em 2011, foi a vez do Ceará ser convidado para expor no Recife. A ideia é convidar a cada ano um estado, montando um diálogo imagético entre os fotógrafos brasileiro. A inspiração veio das saudosas semanas da fotografia dos anos 1980 criadas pela Funarte.

Arte Plural - Criada em 2005, no Bairro do Recife, centro histórico da cidade, a galeria é referência obrigatória no roteiro de quem quer comprar arte e participar de eventos culturais de qualidade. Consolidou-se como espaço de convergência para profissionais e amantes das artes plásticas e visuais, ambientação, arquitetura, decoração e literatura. Sua programação anual inclui exposições de artistas do circuito local e nacional.

Serviço:
Pernambuco Convida;
Período de exposição: de 28 de novembro a 21 de dezembro - terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 16h às 20h;
Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Gratuito
Informações: 3424-4431

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente