Pássaros: mostra inédita do artista plástico pernambucano Fábio Rafael é aberta nesta quinta (8), em Casa Forte

“Pássaros desenhados não voam ao sabor do vento, mas sim no deleite dos sonhos. Gostaria de ser um pássaro com plumas construídas com traços de nankin também...”, esse é o conceito que define o trabalho inédito do artista plástico pernambucano Fábio Rafael que estreia nesta quinta-feira (8), a mostra da Série Individuais, na SineQuaNon, em Casa Forte. A vernissage acontece a partir das 18h, na loja que fica na Av. 17 de Agosto, nº 1631.

A exposição contará com 13 obras em pequenos formatos (20x30) utilizando a técnica de nankin com bico de pena, priorizando as cores preto e branco. Os desenhos buscam retratar a relação poética do traço com o silêncio dos pássaros. “Nesse trabalho, tento mostrar o que de certa forma não pode ser mostrado, o canto dos pássaros”, elenca o artista contemporâneo que atualmente concentra suas pesquisas na linguagem do desenho que une signos lingüísticos (a palavra) e grafismos simbólicos como forma de expressão de vivênciascotidianas. A arte de Fabio Rafael é revelada através de visões pessoais acerca de sentimentos, opiniões e situações do dia a dia. O traçado simples e a pluralidade das temáticas abordadas em cada obra do artista levam o espectador a dedicar mais do que poucos segundos para interpretar cada elemento, fazer associações entre as figuras e, a partir disso, formar uma opinião sobre o que o artista quer mostrar.

A mostra Pássaros ficará em cartaz durante um mês na loja SineQuaNon e tem curadoria assinada pelo advogado, colecionador e também artista, Armando Garrido. “Conheci o Fábio há poucos anos, quando tive acesso ao seu trabalho. Mas, mesmo nesse pouco tempo, consegui perceber a força e a delicadeza das obras dele”, enfatiza. Garrido diz que a idéia de trazer a exposição para dentro do espaço da loja é fazer um trabalho profissional. “Essa é a primeira de uma série de trabalhos individuais que iremos apresentar a cada mês. O objetivo é dispor as obras num formato mais compacto, porém numa espécie de galeria mesmo, não desejamos fazer uma exposição apenas decorativa. É um ambiente mais descontraído e que tem a pretensão de divulgar a cultura e a arte pernambucana”, completa o curador.  

Fábio Rafael tem pouco mais de 10 anos de atuação no campo das artes plásticas e já participou de exposições nacionais e internacionais. Ele desenvolve trabalhos em diferentes linguagens como pintura, desenho, gravura, objetos, fotografias e performance. Em sua trajetória já realizou varias mostras coletivas entre as quais mais recentes destaca Quase Amor 2009, na Galeria do SESC (Casa Amarela), Espacuzados 2009 (Recife), 1º Mostra de Vídeo Memorial Chico Science 2009 (Recife), Prêmio de Fotografia Pernambuco Nação Cultural 2010, Mostra  Amplexo (Recife 2010), ARTE PARA DAR OQUE FALAR  2010 (Nazaré da Mata – PE). Nas internacionais, o artista destaca Bienal Internacional de Gravura do Douro (Portugal), em 2005, e a Bienal de Pintura Cromática (Espanha), em 2010.
  
Serviço:
Primeira mostra da série Individuais - exposição PASSAROS do artista plástico Fábio Rafael.
Abertura: 8 de novembro de 2012 (quinta-feira)
Horário: 18h
Onde: Loja SineQuaNon, na Av. 17 de Agosto, nº 1631, em Casa Forte
Telefone: 3037-6237

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente