OSJ traz repertório romântico ao Santa Isabel antes de pegar a estrada para o Sertão

Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música inicia uma verdadeira maratona musical nesta terça-feira (13) com concerto no Teatro de Santa Isabel. O projeto Circuito Sinfônico traz ao palco da capital um repertório que destaca os compositores românticos Verdi e Tchaikovsky. Do primeiro, será apresentada a abertura da ópera A Força do Destino e, do segundo, duas composições históricas: Variações sobre um tema Rococó, para Violoncelo e Orquestra, e a Sinfonia Nº 4 em Fá menor. O concerto começa às 20h e tem entrada gratuita.

Com patrocínio da Chesf, Governo do Estado e Ferreira Costa, o Circuito Sinfônico está em sua sétima edição. Regida pelo maestro José Renato Accioly, a OSJ conta com 70 integrantes com idades variando entre os 14 e 28 anos de idade. Na quarta-feira, os músicos pegam a estrada em turnê que vai passar por Petrolândia (14), Exu (15), Salgueiro (16), Triunfo (17) e Carnaíba (18). O repertório da turnê do sertão é diferente e faz uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

Para o concerto desta terça, no Teatro de Santa Isabel, o maestro José Renato lembra que, no mês de setembro, foram destacados compositores clássicos e, em outubro, os brasileiros (inclusive vários pernambucanos com obras inéditas). “Agora é a vez de mostrarmos a fase do romantismo na música sinfônica. Verdi e Tchaikovsky são dois grandes expoentes deste período. Além disso, uma obra como Variações sobre um tema Rococó, por exemplo, é de difícil interpretação e entra agora no repertório, quase no final desta temporada, pois a orquestra está cada vez mais entrosada e afiada”.

Este tema vai trazer como solista o jovem paraibano Caio Diniz no violoncelo. Com apenas 17 anos, ele toca desde os oito e já se apresentou em vários festivais pelo País. “Esse é outro ponto importante do projeto Circuito Sinfônico, o intercâmbio entre os jovens músicos”, explica o maestro José Renato Accioly.          

De Giuseppe Verdi, a abertura da ópera A Força do Destino não é tão conhecida como Rigolleto, La Traviata e Otello, mas traz uma orquestração forte e envolvente e vem ganhando presença no repertório de grandes orquestras no Brasil.  Já a Sinfonia Nº 4 em Fá menor, de Tchaikovsky,  foi uma composição dedicada à mecenas de Tchaikovsky, Nadezhda von Meck, a quem ele se referiu como "minha melhor amiga" na dedicatória. Esta sinfonia é conhecida por seu curioso terceiro movimento, no qual as cordas tocam apenas em pizzicato ( modo de tocar os instrumentos de corda (geralmente os de arco) pinçando as cordas com os dedos.

O projeto Circuito Sinfônico 2012 da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música termina em dezembro. Até lá terá passado por 18 cidades de Pernambuco levando os 70 músicos com idades entre 14 e 28 anos. O projeto foi criado em 2006 e desde então já fez 150 apresentações, passando por cerca de 40 cidades do litoral ao sertão, em mais de 25 mil quilômetros percorridos.
 
SERVIÇO:
Circuito Sinfônico 2012
Teatro de Santa Isabel
Terça, 13 de Novembro. 20h
Entrada Franca
 
Repertório
Giuseppe Verdi
Abertura da ópera A Força do Destino
Piotr Ilich Tchaikovsky
Variações sobre um Tema Rococó, para
violoncelo e orquestra, Op. 33
Moderato assai quasi Andante - Thema:
Moderato semplice
Var. I - Tempo della Thema
Var. II - Tempo della Thema
Var. III - Andante sostenuto
Var. IV - Andante grazioso
Var. V - Allegro moderato
Var. VI - Andante
Var. VII e Coda - Allegro Vivo
Solista: Caio Diniz
Piotr Ilich Tchaikovsky
Sinfonia Nº 4 em Fá menor, Op. 36
Andante sostenuto - Moderato con anima
Andantino in modo di canzona
Scherzo; Pizzicato ostinato: Allegro
Finale: Allegro con fuoco
 
Turnê pelo sertão

A turnê, que faz parte do projeto Circuito Sinfônico, patrocinado pela Chesf, Governo do Estado e Ferreira Costa, traz um repertório que inclui Sivuca, Maestro Duda, Adelmo Arcoverde, Paulo Arruda, Tchaikovsky e Beethoven.  
 
“Esta turnê pelo sertão é muito importante para a OSJ. Fizemos um repertório todo especial já pensando nessas cidades. Estamos prestando uma justa homenagem a Luiz Gonzaga exatamente na região onde ele viveu. E o concerto em Exu, cidade onde nasceu, será histórico”, explica o regente e idealizador do projeto Circuito Sinfônico, José Renato.

Do paraibano de Itabaiana, Sivuca, falecido em 2006, será executado o Concerto Sinfônico para Asa Branca com o solista Júlio Cesar, no acordeon. A peça, do início dos anos 80, foi a primeira incursão de Sivuca em composições para orquestra sinfônica. O músico costumava dizer que Luiz Gonzaga foi o sanfoneiro que inaugurou uma espécie de escola do instrumento no Brasil.

O outro nordestino do repertório, José Ursicino da Silva, o Maestro Duda, fez, especialmente para o ano do centenário, o seu Tributo a Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”. Reconhecido internacionalmente como um dos maiores regentes, compositores, arranjadores e instrumentistas de todos os tempos e, em especial, do frevo, o maestro Duda nasceu em Goiana, interior de Pernambuco, em 23 de dezembro de 1935. Aos oito anos, começou a estudar música; aos 13, escreveu seu primeiro frevo, batizado “Frevo Furacão”. Segundo cálculos do próprio maestro, ele já gravou “mais de 500 discos”. A peça de Duda feita para o centenário é praticamente inédita, tendo sido interpretada pela Orquestra Sinfônica Jovem do CPM durante esta temporada.

Também como atração da noite a “Marcha Eslava”, de Piotr Ilich Tchaikovsky. A Marcha Eslava, Op. 31, foi composta em 1876. A Sérvia encontrava-se em guerra com o império turco-otomano. A Rússia, que apoiava abertamente os sérvios - e em particular, Nikolai Rubinstein, amigo de Tchaikovsky -, requereu que Tchaikovsky compusesse uma peça orquestral a fim de auxiliar os sérvios feridos por meio de um concerto beneficente. Muitos russos simpatizaram com aqueles considerados companheiros eslavos e cristãos ortodoxos, enviando, à Rússia, soldados voluntários e apoio em geral aos sérvios.

Ela foi interpretada pela primeira vez em Moscou, em 17 novembro de 1876, por Nikolai Rubinstein, e obteve uma recepção calorosa do público. A marcha é muito programática na sua forma e organização. Vai da velocidade de uma marcha fúnebre, no início, a um clímax orquestral majestoso.

Ainda dentro do repertório, a abertura de Egmont, de Ludwig Van Beethoven, feita para uma peça de teatro escrita por Goethe. Com início sombrio, o andamento vai aumentando, recaindo num Allegro vivaz conduzido pelos cellos até que o tema introdutório é desenvolvido por toda a orquestra, tornando-se mais e mais rítmico até tornar-se festivo e triunfante.

O projeto Circuito Sinfônico 2012 da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música termina em dezembro. Até lá terá passado por 18 cidades de Pernambuco levando os 70 músicos com idades entre 14 e 28 anos. O projeto foi criado em 2006 e desde então já fez 150 apresentações, passando por cerca de 40 cidades do litoral ao sertão, em mais de 25 mil quilômetros percorridos.

Todas as apresentações são precedidas por um concerto-aula para alunos da rede pública (durante a tarde). Nessa ocasião, o maestro mostra o funcionamento da orquestra, os diversos instrumentos e a regência.  
 
AGENDA DA TURNÊ DO SERTÂO
Petrolândia (14)  Igreja de São Francisco de Assis - 20h
Exu (15) -           Igreja Matriz do Bom Jesus dos Aflitos – 20h    
Salgueiro (16)     Igreja Santa Cruz – 19h30  
Triunfo (17)         Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores – 20h
Carnaíba (18)      Igreja Matriz de Santo Antônio – 10h    
Entrada Franca

Repertório
Piotr Ilich Tchaikovsky
Marcha Eslava
Sivuca
Concerto Sinfônico para Asa Branca
Solista: Júlio César
José Ursicino da Silva
(Maestro Duda)
Tributo a Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”
Adelmo Acorverde
Orquestração: Paulo Arruda
Concertino Nº 2 para Viola de 10 cordas
O Rei
O Rei e a Noiva
As Bodas
Solista: Adelmo Arcoverde
Paulo Arruda
Cangaço de Vida e Morte
Ludwig van Beethoven
Abertura Egmont, Op. 84

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas