Os caminhos trilhados pela arte contemporânea na visão de Montez Magno

Memorabília: crítica de arte & outros escritos que reúne textos do artista plástico, ilustrador, escultor e poeta-pensador pernambucano Montez Magno entre 1960 e 2005, sobre o que é a Arte e os caminhos a serem trilhados pela arte contemporânea será lançado neste domingo (18), às 16h15, no estande da Editora Carpe Diem, na Fliporto 2012, em Olinda. A obra reúne sete capítulos organizados pelo pesquisador de arte Itamar Morgado com prefácio da pesquisadora Ana Elisabete Gouveia. O projeto gráfico do livro é assinado por Laura Morgado e a edição é de autoria da Carpe Diem. A publicação conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

O livro, uma espécie de coletânea dos textos de Montez Magno a partir do início da década de 60, inclui transcrições de publicações do extinto Diario da Noite, Jornal do Brasil e outros. Os escritos revelam a inquietação do autor diante das transformações que ocorriam no mundo e de suas consequências no território das artes, o que o levava a divagações estéticas e filosóficas sobre as incertezas dos caminhos futuros da arte contemporânea. “Desde o início da sua trajetória, Montez se preocupa com os rumos da arte do seu tempo, considerando o universal e o regional, adotando uma postura franca, independente e ao mesmo tempo intimista, que caracteriza sua visão particular”, é o que nos revela a leitura dos capítulos de Memorabília, confere a pesquisadora Ana Elisabete Gouveia, no Prefácio.   

O primeiro capítulo do livro se refere às indagações pessoais do artista plástico sobre arte e sensibilidade, envolve aspectos relacionados ao tempo, ao poder e ao rompimento de fronteiras entre as diversas linguagens artísticas. No segundo capítulo, o autor expõe os textos dedicados a outros artistas como Jairo Arcoverde, Plinio Palhano, Frederico Fonseca, Sérgio Lemos, Fernando Guerra, José Barbosa, Anchises Azevedo, Bete Gouveia, Isa do Amparo, Fernando Lins e Eudes Mota, cujas poéticas foram pontuais na construção da sua própria sensibilidade. 

Em outro capítulo, Montez acolhe seus questionamentos, reinvidicações e indagações quanto ao papel desempenhado pelas instituições expositivas nacionais e internacionais, fazendo sugestões para o aperfeiçoamento do sistema. Embora o foco principal tenha sido o universo das artes, o leitor mais atento poderá observar, como pano de fundo, as questões ideológicas das relações internacionais, as tensões provocadas pelo desequilíbrio econômico-social entre as nações desenvolvidas e as do chamado Terceiro Mundo, a corrida armamentista e a instabilidade psicológica gerada pela Guerra Fria.

Itamar Morgado ressalta na apresentação que por retratarem um momento histórico, do ponto de vista do artista, os textos selecionados mantêm a fidelidade aos escritos originais. Cabe ao leitor fazer uma leitura contextualizada e, ao autor, é reservado o direito de reconsiderar ou reafirmar, quando necessário algumas de suas colocações por meio de notas ao fim de cada texto. 

Montez Magno é um artista múltiplo. Pintor, escultor, escritor, ilustrador e poeta, o timbaubense é filho do poeta e jornalista Balthazar José de Oliveira e da professora Sebastiana Veras de Oliveira. Sua primeira exposição individual ocorreu em 1957, já participara de diversas bienais em São Paulo e no exterior, integrara o júri de seleção de salões do Estado e representava a ruptura com os cânones estabelecidos.

Autodidata, exerce a crítica de arte com a mesma liberdade que utiliza na criação de suas obras, sem as amarras impostas por teorias academicistas, empregando, sobretudo, seu vasto conhecimento e a sensibilidade comum ao poeta e pintor. Sua abordagem é direta, analisando a questão estética e os aspectos técnicos da pintura com a autoridade de quem é do métier e dedicou sua vida integralmente ao ofício das artes. 

Serviço:
LANÇAMENTO LIVRO: Memorabília: crítica de arte & outros escritos
QUANDO? 18/11/2012 (domingo)
ONDE? No Estande da Editora Carpe Diem, na Fliporto 2012, Praça do Carmo, Olinda
A QUE HORAS?  16h15
Valor do livro: RS 30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado