O arco-íris da Faz de Contas


Fotos e texto: Erika Fraga

Todos sabem do grande papel que o Mercado Pop desempenhou na consolidação do mercado da moda de Pernambuco. Uma das marcas fruto dessa época é a Faz de Contas, comandada por Isa Silveira e que produz acessórios desde 1996.

O ateliê funciona na casa de Isa, lá ela desenvolve com muito carinho todas as peças que são vendidas nas lojas Macambira, em Porto de Galinhas, e na Ivana Barreto, localizada no Mercado de Artesanato de João Pessoa. Autodidata, a artista nunca fez nenhum curso na área de bijuteria. “Comecei fazendo por curiosidade, a minha primeira experiência foi com alicate de eletricista e tesoura de cortar tecido, eu não sabia fazer nem acabamento, foi tudo uma descoberta mesmo”, relembra. Hoje a artista domina várias técnicas e produz com perfeição as peças da grife.

Os produtos da marca são ecléticos, não tem como defini-los em um único estilo, pois Isa consegue trabalhar perfeitamente, em uma única coleção, peças exageradamente grandes e outras sutilmente delicadas. “Lembro que Evêncio do Mercado Pop me chamava de arco-íris ambulante, pois um dia eu estava no Mercado Pop, no outro dia estava em João Pessoa, na outra semana em Fortaleza, Maceió, enfim, eu vivia andando e aonde eu fosse montava meu estande sempre muito colorido”, conta. No ateliê, encontramos uma enorme variedade de bijuterias, entre elas, pulseiras, colares, tornozeleiras, brincos, cintos, faixa de cabelo. A designer também trabalha com decoração. “Gosto muito de atividades manuais, trabalho com decoração de ambientes, reciclo móveis, crio pêndulos para porta, sou apaixonada pelo meu trabalho. Normalmente a minha cabeça produz mais rápido do que as minhas mãos”, afirma.

Por falar em produção, Isa procura deixar bem claro que não gosta de reproduzir fielmente as tendências. “Eu faço as coisas totalmente diferentes do que as pessoas fazem, literalmente corro do comum. Hoje, ‘todo mundo’ acha que sabe fazer acessórios, principalmente depois dessa moda dos maxicolares. As pessoas estão comprando qualquer pedra e vão usando sem ter noção de combinação de cores, centralização de pedras, simplesmente usam aleatoriamente”, relata.

Para confeccionar as bijuterias, Isa usa basicamente tudo o que podemos imaginar, entre as matérias-primas estão: cristais, canutilhos, strass, muranos, vidrilhos e miçangas jablonex, metais, pingentes, madeiras, sementes, botões, couros, cordões encerados, tecidos, sutache... A única exceção é para o plástico e a resina, que, segundo a designer, não são produtos duradouros, já que perdem o brilho e ressecam facilmente. Todo processo criativo é feito exclusivamente pela artesã. Já na produção das peças, ela conta com a ajuda de uma funcionária. “Na época do Mercado Pop, cheguei a ter dez funcionários para me ajudar, hoje conto apenas com a ajuda de Neném (Maria José), que é o meu braço direito”, explica. Aqui na cidade quem quiser adquirir as peças da Faz de Contas, tem que entrar com contato com Isa. Mas em breve a marca lançará um site, onde contará com uma loja virtual.
  
Mais informações: 8614-2527 | 9905-7939


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado