Jornada reúne no Recife principais seguidores do TenChi

Foto: Sofia Macedo

Estão abertas as inscrições para a jornada “Caminhos do despertar – movimento e tradições no mundo”, que será realizada no dia 24 de novembro, das 8h às 18h, no Parque do Lago do Cavouco (campus Recife da UFPE). A ideia é transformar o recife na sede mundial do TenChi, uma filosofia que valoriza as Artes do Movimento, desafiando as fronteiras entre Oriente e Ocidente e busca promover o despertar do homem e o seu progresso interior.

Vai reunir especialistas de renome internacional como Georges Stobbaerts (Portugal), Fauzi Skali (Marrocos), Katia Legeret (França) e Yves Crettaz (Portugal). Juntos com o diretor pernambucano de teatro Carlos Carvalho e o grupo indígena Pakararus, eles irão partilhar, através de oficinas, suas experiências acerca da arte do movimento e da espiritualidade em um diálogo multicultural de tradições.


Oficinas – A oficina “Via do teatro e a cultura de Pernambuco” será ministrada pelo diretor e dramaturgo pernambucano Carlos Carvalho. Nela, os participantes poderão vivenciar os movimentos dos trabalhadores do corte da cana-de-açúcar, traduzidos nas danças dos brincantes de Cavalo Marinho e Maracatu de Baque Solto, bem como os movimentos do cotidiano levados a condição de passos do frevo.

O sufi Faouzi Skali, fundador do Festival de Fez de Músicas Sagradas do Mundo e apontado pela Organização das Nações Unidas, em 2001, como uma das dez personalidades que mais contribuíram para o diálogo entre civilizações, ministrará a oficina“Via da paz: contos e poesia do sufismo”. Ele falará sobre o caminho espiritual e a prática coletiva sufista “Dhikr”, uma invocação em que o espírito se concentra sobre o significado da Unidade Divina.

Georges Stobbaerts, fundador da Associação TenChi Internacional, conduzirá a oficina“Via da arte e do movimento: TenChi Tessen uma ponte entre o Ocidente e o Oriente”. Nela, os participantes terão oportunidade de praticar a "Arte do Leque", que mistura danças orientais e artes marciais. Os movimentos remetem à unidade entre corpo e o espírito, potencializado a concentração no aqui e no agora.

Katia Legeret é especialista em Bharata-Natyam, dança do Sul da Índia. A sua oficina de iniciação “Via do gesto e da dança e o mudras da Índia” vai focar na gestualidade energética e criativa dos mudras - a linguagem simbólica das mãos.

Os Índios Pankararus de Pernambuco conduzirão os participantes pela experiência do ritual do Toré, composto por música e dança. O ritmo é marcado pelo som de maracás, com versos cantados em português, misturados com expressões do antigo dialeto da tribo.

Por fim, os participantes serão conduzidos pelo monge zen Yves Crettaz para a “Via do silêncio e a meditação Zazen”. A ideia é promover um despertar da agitação do corpo para a serenidade e tranquilidade da alma.

Serviço:
“Caminhos do despertar – movimento e tradições no mundo”;
Dia 24 de novembro, das 8h às 18h;
No Campus da UFPE (Parque Lago do Cavouco, na Avenida dos Funcionários);
Inscrições: R$ 100 e R$ 50 (a partir do dia 06 de novembro). Podem ser feitas pelo sitehttp://caminhosdodespertar.wordpress.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife