"Hadithi Njoo" - "que venha a história".




"Hadithi Njoo" é uma expressão em suahili que significa  "história vem" ou "que venha a história"utilizada no leste africano - Quênia, Uganda, Tanzânia, Congo – por contadores tradicionais quando iniciam suas intervenções. E é assim que a afrocontadora de Histórias Kemla Baptista (pernambucana radicada no Rio de Janeiro) apresenta seu workshop de formação de contadores de histórias africanas e afrobrasileiras. O “Hadithi Njoo”, vem a Pernambuco para complementação da oficina de Cultura Nagô do projeto Funcultura “Oxum Panda construindo nossa identidade!” do Afoxé Oxum Pandá.
Lançado em 14 de abril de 2012, o projeto tem como meta final a construção e montagem do espetáculo “Iyá Ominibu”, termo yorubano que significa “mãe das águas profundas”, título dado ao Orixá Oxum. O espetáculo conta, através da ORALIDADE, principal instrumento de transmissão dos saberes africanos, a história da criação do mundo a partir do Orixá Oxum, divindade da fertilidade e da prosperidade muito cultuada entre as comunidades tradicionais de Matriz Africana do Brasil.
Buscando um maior contato com esta oralidade e este ato de contar história, projeto “Oxum Pandá construindo nossa identidade!” realiza no próximo fim de semana um workshop de afrocontação de histórias para o elenco e comunidade. O “Hadithi Njoo”, que terá uma turma voltada para professores/as e educadores/as populares que trabalham com crianças e pre-adolescentes, acontecerá nos próximos dias 10 (voltado para a comunidade em geral e educadores/as) e 11 (voltado para o elenco do espetáculo) de novembro, das 14h as 18h, nas comunidades do Pina (dia 10) e de Peixinhos (dia 11). Inscrição R$ 20. O projeto é uma realização da Ong Nativa em parceria com o Afoxé Oxum Pandá e tem a produção da Duafe Produções. Incentivo Funcultura. Informações 8544 6374 / 9463 2005 / 9761 6984.

O que: "Hadithi Njoo" | Oficina de afrocontação de histórias
Quando: dias 10 (Comunidades e educadores) e 11 (Elenco do Ìyá Ominibu) de novembro de 2012
Local: Pina (dia 10) | Nascedouro de Peixinhos (dia 11)
Hora: 14h as 18hQuanto: R$ 20 (Exceto para o elenco do espetáculo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife